segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Da cidade de Grotowski

Tiago Bahia, Casia Bernat e Michal Piszczek

Recebi, ontem, em minha casa, a visita do casal polonês Casia Bernat e Michal Piszczek, ela jornalista e ele sociólogo. Estavam acompanhados pelo brasileiro Tiago Bahia, mineiro de Belo Horizonte e que morou cerca de 18 anos em Curitiba e que hoje, casado com a polonesa Joanna Niec, mora em Wroclaw, cidade onde morou e trabalhou Grotowski.

Sobre Wroclaw e Grotowski

Foi na cidade de Wroclaw que o famoso Jerzy Grotowski criou, em 1965, seu "Teatro Laboratório" utilizando este nome como estratégia para evitar a pesada censura a que os teatros profissionais tinham que se submeter na Polônia daquele tempo. Grotowski, em Wroclaw, estruturou os fundamentos de uma teoria e publicou-a no livro "Em busca de um teatro pobre" que foi editado pelo diretor italiano Eugenio Barba em 1968. No livro, Grotowski diz que "o teatro não deveria, porque não poderia, competir contra o espetáculo cinematográfico e deveria se concentrar em sua principal qualidade, os atores que se apresentam à frente dos espectadores". Pobre em seu teatro significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vulnerável e sem qualquer artifício. Em Wroclaw, seus espetáculos eram representados num espaço pequeno, com as paredes pintadas de preto, com atores apenas com vestimentas simples, muitas vezes todas em preto.

Grotowski recolucionou o teatro e, junto com seu primeiro aprendiz e assistente, Eugenio Barba - lider e fundador do Teatro Odin e mentor do teatro antropológico, é considerado um dos principais nomes e mentores do teatro contemporâneo e de vanguarda. Barba é considerado fundamental na divulgação do trabalho de Grotowski ao mundo no ocidente, rompendo a barreira da burocracia comunista.

O brasileiro Tiago Bahia, que mora desde o começo do ano passado na Polônia, trabalhou como voluntário na organização do famoso Festival de Grotowski que, em 2009 comemorou o "Ano de Grotwski". O festival é organizado pelo Instituto Grotowski.

Saiba sobre o festival de Grotowski em:


Sobre o Instituto Grotowski:







Nenhum comentário:

Postar um comentário