terça-feira, 9 de março de 2010

O olhar e o ouvir

Aprenda a olhar e a ouvir. Ouvir e olhar
sempre ajuda a escrever melhor.

Quem fotografa desenvolve seu olhar. O olho fica mais atento e o dedo ganha agilidade e precisão. Quem fotografa aprende a enxergar o que pode passar sem despertar a mínima atenção de quem não se habituou a olhar através do visor de uma câmara fotográfica. É preciso ter uma boa câmara para fazer uma boa foto? Uma boa câmara, claro, sempre ajuda, mas a boa fotografia nasce pelo olhar e não pelo equipamento. Se o olhar for preciso, a foto sairá boa. Se o olhar se prestar a descobrir novos ângulos, o enquadramento será facilitado. O resultado é que somente o olhar faz uma boa fotografia. Com ou sem equipamento sofisticado.

Quem escreve desenvolve sua audição. O ouvido fica mais atento e registra tudo com agilidade e precisão. Quem escreve aprende a ouvir o que pode passar sem despertar a mínima atenção de quem não se habituou a ouvir através de seus ouvidos e de todo seu corpo. É preciso ter ouvido absoluto para fazer um bom texto? Um bom ouvido, claro, sempre ajuda, mas um bom texto nasce pelo que se ouve e não por onde se ouve. Se o ouvido for preciso, o texto sairá bom. Se o ouvido se prestar a descobrir sons inaudíveis, o bom texto será facilitado. O resultado é que somente o ouvido faz um bom texto. Com ou sem um ouvido absoluto.

Quem escreve tem que desenvolver seu olhar e seu ouvido. E juntar com precisão o que o olhar registra e o que o ouvido confirma. O que o olhar indica e o que o ouvido percebe. O que o olhar procura e o que o ouvido atinge. Quem escreve tem que desenvolver sua audição e sua visão. Ouvir as vozes que estão soltas no ar e enxergar os personagens escondidos em cada sussurar.

Seria uma receita? Não. Não existe receita para escrever. Mas quem afinar seu ouvido e calibrar sua visão, vai, sim, poder escrever de um jeito todo particular. Apenas tem que desobstruir o olho e ouvido e contectá-los diretamente ao seu coração. O resultado é a emoção pura, sem bloqueios ou filtros. Pura imagem e som cristalino.

Deixe-se envolver. Veja, ouça, sinta-se invadido e deixe fluir imagens e personagens, vozes e sons, histórias e suas verdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário