domingo, 7 de março de 2010

Lennon e o anti retrô da Citroën

John Lennon no comercial da Citroën: Viva sua vida agora.

Mesmo morto, John Lennon gera polêmica. Infelizmente, mesmo morto. Nos últimos dias Lennon retorna a uma polêmica por conta de um comercial de TV, veiculado na Inglaterra e que é propaganda de um carro francês da marca Citroën. O polêmico comercial de TV do DS3 da Citroën que está gerando críticas de fãs dos Beatles e de John Lennon pode ser visto aqui.

Diz Lennon no comercial: "Depois que uma coisa foi feita, ela foi feita, então por que essa nostalgia toda - que dizer pelos anos 1960 e 1970, sabe, buscando inspiração no passado, copiando o passado - de que maneira isso é rock´n´roll?. Crie alguma coisa própria. Comece alguma coisa nova, sabe como? Viva sua vida agora. Sabe o que eu quero dizer?"

Sobre o comercial, Sean Lennon comentou em sua página do Twitter que sua mãe - Yoko Ono - não autorizou a utilização da imagem de Lennon por dinheiro. "Teve a ver com a esperança de manter meu pai vivo na consciência pública. Não há mais LPs novos, então o comercial de TV é exposição dele junto aos jovens", disse Sean. Depois: "Tendo acabado de ver o comercial, entendo por que as pessoas estão furiosas. Mas a intenção não foi financeira, foi simplesmente querer que ele continue ai fora no mundo", completou.

Será mesmo que um ex-Beatle poderá ser esquecido? Ainda mais, John Lennon?

Eu me lembro muito bem do dia em que Johnn Lennon foi assassinado. Eu morava em Piracicaba, interior de São Paulo, e no dia 9 de dezembro de 1980, pela manhã (era uma terça-feira) meu filho Rafael, então com quatro anos, foi até o meu quarto e me acordou dizendo: "Pai, pai, o João Lenos morreu!". Ele acordara mais cedo, ligara a TV Globo e vira a notícia. Ainda sonado, perguntei: "O que, quem morreu?". E ele, "pai, pai... o João Lenos morreu". Levantei e fui ver a notícia que ainda estava sendo comentada. Sim, John Lennon havia mesmo sido morto na noite anterior, em Nova York, perto das 23 horas, no corredor de acesso ao edifício Dakota, onde morava. Aos 40 anos.

O interessante dessa história toda é que Lennon - com ou sem polêmica - nos ensina: "Crie alguma coisa própria. Comece alguma coisa nova, sabe como? Viva sua vida agora. Sabe o que eu quero dizer?"

Mas é possível criar alguma coisa nova sem que ela possa, de alguma maneira, vincular-se ao passado? Vivemos agora, o tempo é hoje, o momento em que escrevi isso e agora, quando você lê, já ficou no passado. Será que coisas novas são apenas novos modelos de carros? Um outro poeta, numa canção também antiga, brasileira, já dizia: "Recordar é viver, ontem sonhei com você". Pois é. Sempre eu me lembro do John Lennon, de suas músicas, de sua irreverência, de sua verve irônica. Das suas mensagens que só aparecem no subtexto, nas entrelinhas... O que você tem mais a nos dizer, John Lennon?




Nenhum comentário:

Postar um comentário