quinta-feira, 1 de julho de 2010

"O que eu gostaria de dizer" retorna hoje ao Rio de Janeiro

"O que eu gostaria de dizer" começa hoje no Rio

A Companhia Brasileira de Teatro está de volta à cidade e apresenta a montagem do espetáculo “O Que Eu Gostaria de Dizer”, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 1º a 25 de julho (de quinta a domingo). O elenco é formado por Luís Melo, Bianca Ramoneda e Márcio Vito. Direção de Marcio Abreu.


Pontuada por toques de ironia e humor, a peça trata do drama da fragilidade humana. O próprio caráter frágil da existência física e o tênue limite das relações entre pessoas compõem uma discussão contemporânea e arrebatadora.


No palco, um casal (vivido por Bianca Ramoneda e Márcio Vito), à beira de uma ruptura, expõe suas diferenças. Enquanto isso, numa interposição quase cinematográfica de realidades, Luís Melo vive um homem experiente que se comunica mais diretamente com o público, revelando as angústias da condição humana e a passagem do tempo.


A partir deste núcleo, a dramaturgia foi criada com livres inspirações na obra “O homem ou é tonto ou é mulher”, do escritor português Gonçalo Tavares, e em textos produzidos num processo colaborativo entre diretor e atores. Eles e a companhia foram co-produtores e também co-autores. O diálogo é também a essência do processo de criação deste trabalho.


"O que eu gostaria de dizer” é um encontro feliz entre a companhia, o elenco e o público. A montagem teve sua estreia nacional no Rio de Janeiro, em 2008, e agora volta pra reencontrar o público carioca, após dois anos de turnê, com patrocínio da CAIXA.


O trabalho teve uma mostra de processo no Festival de Curitiba de 2008. Na época, com o nome provisório de “Deserto”, ganhou o palco do “Novelas Curitibanas”. Estas seções de “working progress” tiveram boa repercussão, contribuindo para o amadurecimento do espetáculo.


PARCERIAS


O projeto também contou com parceiros ilustres. Coube ao músico Pedro Luís compor a trilha, juntamente com Antônio Saraiva. A música, importante elemento do espetáculo, foi toda criada originalmente para a montagem. O cenário, assinado por Fernando Marés, incorpora esculturas cenográficas de Cláudio Alvarez. São estruturas como a de casas, que expõem o cotidiano dos personagens e levam o público para dentro de seus detalhes.


COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO


A Companhia Brasileira de Teatro, que conta com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, foi criada por Marcio Abreu, em 1999, em Curitiba, contando também com Giovana Soar e Nadja Naira. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho voltado para a pesquisa teatral, a criação de espetáculos e a formação de público. Algumas vertentes e linhas de atuação são identificadas na sua trajetória, como a criação de dramaturgia original; releitura de clássicos; encenação, tradução e edição de dramaturgia contemporânea inédita. Entre seus trabalhos, está a recente temporada bem sucedida no Rio de Janeiro com o espetáculo “Vida”.


FICHA TÉCNICA:


Elenco: Luís Melo, Bianca Ramoneda e Márcio Vito. Direção: Marcio Abreu Dramaturgia: Bianca Ramoneda, Luis Melo, Marcio Abreu, Márcio Vito Preparação de atores: Rossella Terranova Direção musical: Pedro Luís Produção Executiva: Cássia Damasceno Co-realização: Companhia Brasileira de Teatro, Bianca Ramoneda, Luís Melo e Márcio Vito Patrocínio: Caixa Econômica Federal


SERVIÇO:


Espetáculo “O QUE EU GOSTARIA DE DIZER”

Duração: 60 minutos

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) Telefone: (21) 2544 4080 Datas: de 1º a 25 de julho de 2010 (De quinta a domingo)

Horários: de quinta-feira a sábado, às 20h. Domingos às 19h.

Ingressos: R$ 10,00 (Inteira) e 5,00 (Meia)

Classificação: 12 anos

Bilheteria: de terça a domingo, de 10h às 20h

Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário