quinta-feira, 1 de julho de 2010

A reescrita do texto através da voz

Cursos de Artes Cênicas e Literatura em São Paulo


Introdução à leitura pública: a reescrita do texto através da voz

Curso com Mônica Montenegro e Lucila Pastorello

O curso propõe discutir e vivenciar a leitura em voz alta: seus efeitos estéticos, expressivos e receptivos a partir da apresentação de questões teóricas, históricas e técnicas. Os participantes terão a oportunidade de experimentar, preparar e apresentar textos literários com foco na expressividade pessoal e no manejo dos elementos técnicos para a escrita vocal, investigando os múltiplos sentidos do texto.


Lucila Pastorello é fonoaudióloga clínica graduada pela USP-SP; mestre em Semiótica e Lingüística Geral (FFLCH-USP); doutora em Educação (FE-USP); Leitora Pública com estágio de formação na Associação de Leitores Públicos "La voie des Livres" (Paris); consultora e assessora de diversos movimentos de incentivo à leitura.

Mônica Montenegro é fonoaudióloga graduada pela USP-SP, especialista em Voz (PUC/SP), preparadora vocal de atores e elenco teatral - entre outros trabalhou com Antunes Filho (1988-1991) e com o Teatro da Vertigem (Apocalipse 1,11); professora da EAD/ECA/USP desde 1998; Leitora Pública, responsável pela direção vocal da Cia Leitores Públicos; diretora e orientadora do grupo de pesquisa cênico-vocal Bem Dito Seja.

INTRODUÇÃO À LEITURA PÚBLICA: A REESCRITA DO TEXTO ATRAVÉS DA VOZ

Data: 5 a 8 de julho.

Horário: 19h30 às 22h30.

Valor: 200,00.

Carga horária: 16 horas.

Para profissionais de educação, arte e literatura.


O TEXTO CHEGOU. E AGORA, O QUE EU FAÇO? – UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA ATORES
curso com Ariela Goldman

O workshop tem por objetivo trabalhar ferramentas práticas para que o ator fique à vontade no trabalho com o texto enquanto se desapega de formas fixas. O curso explorará, através de reflexão e experimentação com diferentes textos, como entender o "o que" (conteúdo/texto) para poder experimentar com liberdade os "comos" (forma/possibilidades de interpretá-lo) em seu trabalho (no teatro, no cinema e na TV).


Ariela Goldmann é diretora teatral, diretora de lutas, atriz e preparadora corporal com extenso currículo. Estudou Artes Cênicas na ECA-USP e na London Academy of Music and Dramatic Art, Londres. Como diretora, começou sua carreira com o espetáculo O Acidente, de Bosco Brasil. Dirigiu também o aclamado Novas Diretrizes em Tempos de Paz, pelo qual ganhou o prêmio Qualidade Total (RJ) de Melhor Direção 2003, considerado pela Revista Bravo como um dos melhores espetáculos da década.

O TEXTO CHEGOU. E AGORA, O QUE EU FAÇO?

Data: 12 a 16 de julho.

Horário: segunda a sexta

R$300,00

Para atores profissionais e estudantes de teatro.

Carga horária: 16 horas.


DESBLOQUEANDO O TEXTO – Oficina de criação literária

Workshop com João Silvério Trevisan

Com função eminentemente prática, esta oficina se direciona para o treinamento na área de redação literária. O objetivo é desbloquear as dificuldades de expressão, tão comuns nas pessoas, e assim permitir maior apuro na escrita expressiva. O público-alvo são escritores/as iniciantes e pessoas interessadas em aprimorar a redação de textos. O método de trabalho consiste na discussão de textos literários elaborados pelos/as participantes, antes ou durante o evento, a partir de exercícios propostos pelo Coordenador.

João Silvério Trevisan é escritor, publicou 12 livros entre ensaios, romances e contos. Nos últimos vinte anos, tem se distinguido como coordenador de concorridas oficinas de criação literária, pelas quais já passaram mais de uma geração de novos escritores. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti e o prêmio APCA. Seu conto Dois Corpos que Caem compõe a trilogia Cem melhores contos brasileiros do século XX.

Público alvo: escritores/as iniciantes e pessoas interessadas em aprimorar a redação de textos.

Número de Vagas: 30


SERVIÇO

DESBLOQUEANDO O TEXTO – OFICINA COM JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

05 a 08 de julho (segunda a quinta)

19h30 às 22h30

R$380



CENTRO CULTURAL B_ARCO

R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426. Pinheiros.

(11) 3081-6986.

www.obarco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário