quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estúdio de criação dramatúrgica em São Paulo com Roberto Alvim

Roberto Alvim
A oficina é um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos da contemporaneidade, assim como à escritura de novas peças de teatro. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será constantemente submetido a críticas, sugestões, perguntas e orientações por parte do professor.
O processo visa proporcionar amadurecimento e solidez às obras, permitindo ao aluno a descoberta e o desenvolvimento de sua voz como autor.

Fundamentação:

Exposição e debate de aspectos teóricos relativos à criação dramatúrgica contemporânea:
     Levando em conta a obra de teóricos como Peter Szondi, Jean-Pierre Ryngaert e Hans-Thies Lehmann, procederemos a uma discussão a respeito da Crise do Drama e das tentativas dos dramaturgos contemporâneos de criação de novas poéticas que possam traduzir ou se comunicar com a sensibilidade do público atual. Que meios foram empregados pela Dramaturgia dos anos 80/90/00 para se relacionar com o mundo, e como esses meios dialogam com a tradição? De que forma as conquistas da encenação ao longo do século XX influenciam a escrita cênica de hoje? Como a realidade e a cena se relacionam no Teatro contemporâneo? Qual é o lugar do Teatro em nossa organização social?
     Para nos ajudar a pensar estas questões, usaremos a obra de autores como Bosco Brasil, Daniela Pereira de Carvalho, Newton Moreno, Roberto Alvim (Brasil), Gregory Motton, Edward Bond, Sarah Kane, Harold Pinter (Inglaterra), Rafael Spregelburd (Argentina), Juan Mayorga, Jose Sanchis Sinisterra (Espanha), Bernard-Marie Koltés, Valére Novarina, Jean-Luc Lagarce (França), Arne Lygre, Jon Fosse (Noruega), entre outros.

Realização com os participantes de uma série de exercícios práticos de criação e desenvolvimento de aspectos técnicos da escrita cênica:

Partindo de exercícios desenvolvidos em laboratórios de criação realizados no Royal Court Theatre (Inglaterra) e nos Workshops de Dramaturgia (Teatro Ziembinski, Rio de Janeiro), procederemos à criação de uma série de pequenos trabalhos que nos colocarão diante de questões centrais da dramaturgia contemporânea: 
- narrativa (a escrita dramática linear; a descontínua; o fragmento);
- diálogo (o teatro como conflito entre subjetividades, ou como investigação poética da linguagem);
- personagem (como é o sujeito contemporâneo? De que forma nossa subjetividade toma corpo em cena?);
- a noção do teatro como representação da vida, ou como realidade autônoma (que se contrapõe à vida, propondo-lhe uma réplica).

     Os exercícios serão feitos durante o curso, e serão propostos a fim de ilustrar melhor determinados pontos teóricos, levando em conta que a criação dramatúrgica está indissociada do pensamento e da análise dos meios técnicos de expressão.


 Objetivos:
Proporcionar aos participantes:
- um panorama das mais interessantes tendências da dramaturgia contemporânea, através de um mapeamento teórico da obra de importantes autores de diversas nacionalidades (como estes autores tem respondido ao mundo?);
- o levantamento de questões acerca dos fundamentos clássicos da dramaturgia, e de como se dá o diálogo com eles na criação contemporânea;
- o conhecimento de meios técnicos e estratégias de construção dramática que possam traduzir cenicamente a sensibilidade específica do século XXI.
- a escritura de textos originais por cada um dos participantes.

Público Alvo: novos dramaturgos, estudantes de teatro e interessados em geral

Carga horária total: 48 horas - 16 encontros

De 4 de setembro a 18 de dezembro
Sábados
14 às 17 horas
Valor de R$ 280,00 por mês


Fone 011 3081.6986
R: Dr. Vírgilio de Carvalho Pinto, 426- Pinheiros – São Paulo
Seg a sex das 9h às 22h. Sáb das 10h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário