quarta-feira, 25 de agosto de 2010

No terceiro encontro, a arte de Nana Rodrigues, Hellen Carvalho e Rogério Halila

Atrizes, cantora e apoiadores assistem ao ensaio do bailarino Rogério Halila

A Casa Hoffmann, sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, promoverá, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 18 horas, o encontro do texto dramatúrgico da autora e atriz Nana Rodrigues, com as músicas da compositora e cantora Hellen Carvalho, e a dança e coreografia do bailarino Rogério Halila. Será o terceiro evento da série Saraus “Tardes de Dionísio”, que teve início em 2 de agosto naquele local que se propôs a abrir espaço para outras formas de arte: o teatro e a música, num encontro com a coreografia e a dança num mesmo programa.

O terceiro programa dos Saraus “Tardes de Dionísio” terá a leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues, que também dirige a leitura. Scheila Foltran, Bel Fernandes e a própria Nana Rodrigues farão a leitura.

Na parte inicial do programa, Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, vai mostrar cinco de suas composições. A sexta música – Temporais – foi coreógrafada pelo bailarino e coreógrafo Rogério Halila e terá, a participação da própria cantora e das atrizes, na preparação para a leitura que será realizada em seguida.

Leitura, música e dança

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que já promoveu dois saraus em 2 e 16 de agosto, com a presença de público interessado nas três formas de arte que o programa oferece: teatro, música e dança.

Foi pensando nos textos de autores – novos ou inéditos como ele próprio - que teriam mais dificuldades de serem mostrados e por não terem um local ou mesmo espaço para que isso pudesse acontecer, que Rogério Viana teve a idéia de criar e propor os saraus “Tardes de Dionísio” e oferecer aos novos autores de Curitiba a oportunidade de mostrarem suas peças de teatro, criando um programa, também, para compositores, cantores e instrumentistas apresentarem suas próprias criações e juntar, no espaço adequado da Casa Hoffmann, uma criação coreográfica de uma de suas formas de dança.

O quarto sarau a ser apresentado no dia 13 de setembro, terá a leitura do texto “6 segundos”, da autora e atriz Eliane Karas. A coreografia será do bailarino e coreógrafo Ailton Galvão e a organização convidou os músicos integrantes do Jazz Cigano Quinteto para apresentarem suas composições, uma delas será coreógrafa dentro do programa a ser apresentado. As vozes dos personagens serão apresentadas pelos atores e atrizes: Luiz Carlos Pazello (o pai), Cadu Scheffer (o filho), Sílvia Monteiro (a mãe), Sabine Villatore (a nora) e Giulia Crocetti (a filha). A direção será da autora do texto, a atriz Eliane Karas.


Trabalho voluntário, sem remuneração

Todo o trabalho dos atores, diretores, assistentes, músicos, compositores, coreógrafos e bailarinos será desenvolvido de forma voluntária, sem nenhum tipo de remuneração. O evento não foi beneficiado por nenhum tipo de verba ou patrocínio e recebe o apoio institucional da Casa Hoffmann e da Fundação Cultural de Curitiba que cede aquele espaço para possibilitar uma oportunidade de encontro de várias formas de arte. No primeiro evento, além da música, do teatro e da dança, também foi aberta exposição de gravuras da bailarina e artista plástica Julianne Engelhardt. Nos próximos eventos a coordenação da Casa Hoffmann pretende convidar artistas que desenvolvam trabalhos em vários campos das artes plásticas e da fotografia.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, e se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Serviço:

Programa oficial do terceiro Sarau “Tardes de Dionísio"

Dia 30 de agosto (segunda feira) – 18h00

Leitura dramática do texto "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", de Nana Rodrigues, que também dirige a leitura.

Atrizes: Scheila Foltran, Bel Fernandes e Nana Rodrigues

Dança e coreografia: bailarino Rogério Halila 

Música com a cantora e compositora Hellen Carvalho, acompanhada pelo pianista Davi Sartori, vai apresentar suas composições: Cine The End, Jogo a Três, Neura, Amargo e Dry Blues.

Música para a coreografia: “Temporais” composta por Hellen Carvalho

Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco

Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228
danca@fcc.curitiba.pr.gov.br
Sabine Villatore será a Nora na leitura de "6 Segundos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário