segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudos Irlandeses tem simpósio em Curitiba

Samuel Beckett em caricatura digital de Rogério Viana
A quinta edição do "Simpósio de Estudos Irlandeses da América do Sul”, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Universidade de São Paulo (USP) acontece, pela primeira vez, em Curitiba, de 30 de agosto a 1º de setembro de 2010, na Universidade Federal do Paraná (Rua General Carneiro, 460, Ed. D. Pedro I, 1º. andar). O evento, intitulado “A Irlanda na tela, no palco e na página”, também conta com o apoio da Embaixada da Irlanda no Brasil e de outras universidades paranaenses, dentre elas o Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e as Faculdades Santa Cruz. A Comissão Nacional é formada pelas professoras Dra. Munira Mutran, Presidente Honorária da ABEI e Dra Laura Izarra, Presidente da mesma instituição. Em 1989, a Dra. Munira Mutran criou a disciplina de Estudos Irlandeses como um novo campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Estudos Literários do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade de São Paulo. Desde então sua contribuição intelectual e cultural nesse campo de estudos tem sido inestimável, visto que seu trabalho ininterrupto e total comprometimento, desde a fundação da disciplina, resultaram no surgimento de uma “Nova Irlanda” em território brasileiro e na criação da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats.

A comissão local conta com a coordenação da professora Luci Collin (UFPR), e com a colaboração das professoras Célia de Miranda (UFPR), Liana Leão (UFPR); Mail Azevedo (UNIANDRADE), Brunilda Reichmann (UNIANDRADE), Anna Camati (UNIANDRADE); Solange Padilha (Faculdades Santa Cruz) e Cristiane Smith (UNIANDRADE & UTP).

O objetivo principal do evento é divulgar a literatura, a arte, a história, a filosofia e a cultura da Irlanda. Escritores irlandeses, como James Joyce, Oscar Wilde, W. B Yeats, Samuel Beckett, Bernard Shaw e Brian Friel, para citar apenas alguns, nos legaram obras, agora pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, que influenciaram várias gerações de autores em escala mundial.

Na programação do 5º Simpósio, renomados estudiosos, poetas, historiadores e críticos literários de vários países ministrarão palestras e promoverão debates sob múltiplos enfoques e abordagens. Além das palestras seguidas de debates, mesas redondas e workshops haverá sessões de posters e comunicações coordenadas e individuais sobre a literatura irlandesa e o diálogo entre a literatura e outras artes e mídias Dentre os especialistas convidados, destacam-se Dr. Lance Pettitt (Metropolitan University, Leeds); Dr. Angus Mitchell, historiador e editor do The Amazon Journal of Roger Casement; Dr. Maureen Murphy (Hofstra University, New York); Dr. Luz Mar González Arias (Universidade de Oviedo, Espanha); Dr. Hernán Neira (Universidade de Santiago, Chile); o tradutor argentino Dr. Jorge Fondebrider; o editor e poeta Macdara Woods; o cineasta John T. Davies; e a Dra. Eiléan Ni Chuilleanáin  do Trinity College de Dublin, poeta de destaque na contemporaneidade que será homenageada com o lançamento de uma antologia de poemas selecionados e traduzidos por Luci Collin, intitulada Hábitos do Musgo, no dia 31 de agosto, das 19h00 às 20h30, no Anfiteatro do 1º andar da UFPR. Também faz parte da programação do Simpósio uma homenagem ao artista plástico paranaense Rogério Dias, do qual a UFPR (DeDesign e Delem) e a Embaixada da Irlanda organizaram a exposição “A Arte de Rogério Dias”, de 22 de agosto a 02 de setembro na Sala Arte, Design e Cia (hall da UFPR).

Mais informações e a programação geral do evento aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário