quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A resposta a uma pergunta que fiz e que não veio como resposta

No dia 15 de dezembro passado (vejam aqui na postagem O LEGADO, O DELEGADO E O NEGADO) fiz e encaminhei 14 perguntas à coordenação do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná e à Anna Zétola, da área cultural do SESI Paraná e, mesmo sem me responderem, atenderam, em parte, ao que aparece na minha segunda pergunta. Vejam:

2 – Por que o SESI Paraná, até agora, não apresentou, nem publicou, nem tornou pública e acessível em seu site – ou no site do Núcleo de Dramaturgia – TODOS os textos produzidos na oficina de dramaturgia do ano de 2009, 2010 e os de 2011?


A resposta, mesmo incompleta, saiu com a publicação, que somente vi hoje no site do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, e que traz a produção feita em 2010 e de forma digital (seriam de todos os integrantes? E os demais, serão, pelo menos, divulgados numa lista, com seus nomes e títulos de suas obras?). 
Em 2009 a produção dos participantes do Núcleo saiu na forma de livros impressos com alguns dos textos lá produzidos. Os demais textos também lá produzidos não foram nem listados (autor, título), nem nunca citados, como se os demais participantes não premiados com as tais publicações (outros lidos e um encenado), não tivessem nem participado efetivamente, nem produzido nada, texto teatral algum. 
Seria ético e transparente, pelo menos, publicar o nome de todos os participantes que se tornaram autores de textos dentro da primeira Oficina de Dramaturgia, com a citação, também, dos títulos de seus trabalhos. 
Não pode, uma entidade como o SESI Paraná, apagar de seus registros - que devem ser públicos - volto a enfatizar - o que é HISTÓRIA. Sim, História da Dramaturgia Paranaense, tenham ou não os textos e seus autores não listados, divulgados, publicados, a qualidade (discutível, sempre) que os coordenadores daquele Núcleo queriam imprimir como característica comum a todos os trabalhos lá produzidos.
Aqui, outra vez, sendo repetitivo, quero exigir meu direito de ver, entre os trabalhos dos demais colegas, meu nome e o título do texto que escrevi durante a oficina de 2009 e que se trata da peça teatral "Manhas, Mutretas e o Escambau". Vale lembrar que, além dessa, escrevi outras duas peças  - Daysi e Parent(es)is - ambas lidas durante o processo de avaliação por parte do então responsável pela oficina, o autor e dramaturgo Roberto Alvim.

E quem não escreveu nada? Nem nada produziu?

Interessante também seria - e isso acho que será complicado para o Núcleo de Dramaturgia explicar - quem foram os demais participantes (em 2009 havia dois grupos com cerca de 18 ou 19 integrantes cada um) que não escreveram nenhum texto naquele ano. Sabe-se que há pessoa(s) que foi (ram) PROMOVIDA(S) para o grupo dos AVANÇADOS - para os trabalhos em 2010 - e que não escreveram texto teatral nenhum durante o andamento da Oficina. 
Quem sabe tenha(m) escrito depois, já no grupo dos avançados no ano seguinte.
Mas quem seriam essa(s) pessoa(s)?

Se vão publicar uma lista de TODOS de 2009, como vão explicar uma lista onde há TODOS os participantes e há, entre eles, quem escreveu e quem não escreveu nada? Ou vão publicar somente uma lista de quem escreveu e foi selecionado para publicação, para leituras e para encenação.

Detalhe do contrato - o verbo é PODERÁ

O interessante é que no contrato que celebraram os autores - os integrantes da Oficina do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná - com essa entidade, na CLÁUSULA UM no parágrafo segundo aparece assim e destaco em vermelho:

Parágrafo Segundo: CESSIONÁRIO poderá disponibilizar o conteúdo do trabalho referido na cláusula primeira, caput deste instrumento, de forma total ou parcial, no site www.sesipr.org.br, aos seus próprios funcionários e também a terceiros, seja para consulta, download e/ou impressão para uso privado, sempre sem intuito de lucro, sendo vedada sua utilização para qualquer outra finalidade, como por exemplo, reprodução, distribuição, edição, comunicação ao público e comercialização.

Então, tudo o que foi produzido em 2009 ainda não foi disponibilizado para consulta no site do SESI Paraná, embora tenha saído de forma impressa alguns textos. A produção de 2010, que (ainda) não saiu de forma impressa, sai agora, com vários meses de atraso, de forma digital e acessível no site do SESI Paraná e do próprio Núcleo de Dramaturgia. Mas seriam todos os trabalhos ou apenas os escolhidos? Vejam aqui. 


O interessante do detalhe do contrato acima (que retirei da minuta do contrato que imprimi e assinei em dezembro de 2009 e que não recebi a respectiva cópia assinada pela direção do SESI Paraná) é que há nele, um verbo nem tempo condicional - o verbo PODERÁ. 

Normalmente os contratos tratam de questões mais pontuais de forma positiva, afirmativa, definitiva. Aquele verbo PODERÁ bem que DEVERIA (é uma sugestão) ser substituído por outro. Sugiro, já na frase do parágrafo segundo do referido contrato: O CESSIONÁRIO (que é o SESI Paraná) publicará o conteúdo do trabalho referido (no caso os textos produzidos pelos integrantes da Oficina de Dramaturgia)... etc e tal.

Assim, na apresentação dos trabalhos de 2010 - creio que os trabalhos de 2011 ainda não foram escolhidos - o SESI Paraná apresentou, de forma digital, para ser baixado no formato PDF, os textos produzidos no ano passado. E no seu site, aparece assim:

O Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná assume o importante papel de apoiar a formação de novos autores teatrais e de aprimorar talentos já em desenvolvimento. Além, é claro, de valorizar o público, que tem a oportunidade de conhecer e vivenciar cultura de alta qualidade.

Confira estas publicações que trazem textos dos novos autores (escritos durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, sob orientação de Roberto Alvim,no ano de 2010) e que evidenciam o excepcional resultado dessa iniciativa:


Livro Um Presente >>

Livro Dois Presente >>

Livro Três Presente >>

Livro Quatro Presente >>

Os textos acima referidos, dos novos autores (escritos durante a Oficina Regular) são de todos os integrantes (claro, dos que escreveram) ou apenas de um grupo de escolhidos pela coordenação da Oficina e do Núcleo? 

As outras perguntas vão merecer resposta?

O SESI Paraná tem um compromisso legal de informar, com todos os detalhes, quem foram as pessoas que participaram das Oficinas de Dramaturgia desde 2009 e até 2011, sendo que em 2009 eram duas turmas (da tarde e da noite); em 2010 também duas turmas (de iniciantes e de avançados, esses remanescentes das duas turmas de 2009 que se fundiram numa só, depois do abandono ou exclusão de vários dos seus integrantes); e das duas turmas (iniciantes e avançados) de 2011.

Assim, espero que informem. Para fazer valer uma obrigação que eles tem de tornar pública e acessível as informações sobre seus eventos e realizações, que, afinal, são, em parte financiados por nossos impostos (sindicais, principalmente). Afinal, quem participou dos encontros do Núcleo, na Oficina de Dramaturgia, não deixou assinado, em cada encontro, sua presença? Quem assinou, marcou presença. E quem marcou presença, fez de sua presença, parte da história. E essa HISTÓRIA ninguém tem o direito de apagar, omitir, transformar ou subtrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário