sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os famigerados 60 segundos

Nas antigas rádios ou nas modernas,
"spot" é imagem para ser ouvida

O Núcleo de Dramaturgia fez uma proposta para a Rádio Lumem FM - que é vinculada à PUC Paraná - para produzir pequenas peças dramatúrgicas para rádio e utilizando 60 segundos, famigerados 60 segundos, ou, como queiram 1 minutinho só.

Quem nunca trabalhou para rádio ou para TV, produzindo textos para os famosos comerciais, fica um pouco difícil entender a dinâmica dos 60 segundos. Em TV, conta-se com o recurso da imagem e, muitas vezes, quase não há palavras, portanto, inexiste o texto (narrado, claro) mas o texto sempre vai existir, no caso dos comerciais de 60 segundos, para que o redator ou autor indique, com palavras, o que pretende mostrar, como vai mostrar e, tendo algum tipo de narração, o que vai correr, simultâneamente no áudio daquele material.

Para produzir para rádio, a peça tem que partir da ideia de que o ouvinte vai ter que "imaginar" o que vai ouvir. Portanto, a riqueza está no que se vai sugerir nos famigerados 60 segundos.

Não encontrei, ainda, na internet, exemplos de textos dramatúrgicos produzidos dentro do formato de 60 segundos, mas a publicidade pode nos auxiliar a entender algumas coisas que devem ser superadas quando se pretende escrever e comunicar algo em 60 segundos. E as palavras tem que aparecer com precisão, sem mais nem menos...

Visitem este site e verão muitos exemplos do que de melhor se faz no Brasil com os tais "spots" de 60 segundos. Só tem coisa boa, podem acreditar!

Ao abrir, vejam CATEGORIAS e cliquem em spot



Nenhum comentário:

Postar um comentário