Teatro radiofônico em 1 minuto
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Teatro radiofônico em 60 segundos
A Faculdade Católica do Ceará, através do seu curso de Jornalismo, desenvolveu algumas campanhas para rádio com "spots de 60 segundos" para alertar sobre problemas com alcoolismo, combate da dengue, informar sobre sustentabilidade. Não há informações sobre que rádios veicularam os "spots", mas devem ter sido veiculadas em rádios comunitárias. A orientação do trabalho dos alunos foi do professor Ismar Capistrano.
A título de colaboração, ouvi o "spot de 60 segundos" sobre alcoolismo e converti-o para um roteiro técnico de gravação. Assinalei, também, a evolução, em segundos, do tempo transcorrido em cada trecho do texto onde, entre as falas, há um trabalho de sonoplastia com inserção de sons de batidas e de coisas sendo quebradas e que acontecem simultâneamente com as falas dos dois personagens - o bêbado Dorgival e sua mulher Germana. O sotaque é bem nordestino. E, na parte final da gravação ouve-se a voz de um locutor que dá uma mensagem de alerta contra o alcoolismo. A gravação termina com vinheta de assinatura, uma mensagem e a informação de que a campanha é da Faculdade Católica do Ceará contra o alcoolismo. O texto utiliza cerca de 150 palavras para os diálogos e as mensagens dos dois locutores. Ao todo são 215 palavras.
Os spots podem ser ouvidos no site Radio Tube - A cidadania por todas as ondas
http://www.radiotube.org.br
Leia o roteiro:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
confesso que percebi que dá pra fazer muita coisa em 60 segundos... mas eu ainda tenho que treinar muito mais pra conseguir me resumir a isso...beijo!!!
ResponderExcluirps...obrigada Rogério, pela pesqueisa e por compartilhar isso conosco!!!
nana rodrigues