sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Teatro radiofônico em 60 segundos

A Faculdade Católica do Ceará, através do seu curso de Jornalismo, desenvolveu algumas campanhas para rádio com "spots de 60 segundos" para alertar sobre problemas com alcoolismo, combate da dengue, informar sobre sustentabilidade. Não há informações sobre que rádios veicularam os "spots", mas devem ter sido veiculadas em rádios comunitárias. A orientação do trabalho dos alunos foi do professor Ismar Capistrano.

A título de colaboração, ouvi o "spot de 60 segundos" sobre alcoolismo e converti-o para um roteiro técnico de gravação. Assinalei, também, a evolução, em segundos, do tempo transcorrido em cada trecho do texto onde, entre as falas, há um trabalho de sonoplastia com inserção de sons de batidas e de coisas sendo quebradas e que acontecem simultâneamente com as falas dos dois personagens - o bêbado Dorgival e sua mulher Germana. O sotaque é bem nordestino. E, na parte final da gravação ouve-se a voz de um locutor que dá uma mensagem de alerta contra o alcoolismo. A gravação termina com vinheta de assinatura, uma mensagem e a informação de que a campanha é da Faculdade Católica do Ceará contra o alcoolismo. O texto utiliza cerca de 150 palavras para os diálogos e as mensagens dos dois locutores. Ao todo são 215 palavras.

Os spots podem ser ouvidos no site Radio Tube - A cidadania por todas as ondas

http://www.radiotube.org.br



Leia o roteiro:

Teatro radiofônico em 1 minuto

(Faculdade Católica do Ceará – campanha contra o Alcoolismo)

Spot de 60 segundos

(o sotaque é bem nordestino)

00:00

(som de batidas insistentes)

Bêbado – Ô Germana... Abra essa porta, muié... abre essa porta!

(som de batidas)

00:06

Germana – Pera aí, iiiii... Já tô indo... ô minha nossa senhora... Quem será uma hora dessa? Ave Maria...

00:13

(som de batidas)

Bêbado – Vamu logo... ô muié... ô... saco...

00:18

Germana – É tú Dorgival? Pode ficar do lado de fora... Bora, bora, bora... Que aqui em casa no estado que você está não entra... mas num é nem morto!

00:26

Bêbado – Má...mas, Germana! Óia... Germana...Você não me faça raiva não, Germana! Cê qué apanhá,é? Ou você deixa eu entrá dentro de casa ou eu lhe quebro na porrada!

00:35

Germana – Ei, calma, ei calma, calma, calma...

(som de coisas quebrando)

Tu me bateu... (abafado e sumindo)

00:38

Locutor – Setenta por cento das pessoas que ingerem bebidas alcoólicas acabam criando conflitos em casa. Portanto, se você é um alcoólatra, cuidado! Você pode estar acabando com a vida de sua família.

00:50

Locutora – Alcoolismo traz infelicidade. Traga coisas boas para sua vida.

00:57

Locutora – Uma campanha da Faculdade Católica do Ceará contra o alcoolismo.

00:60

(termina)

Um comentário:

  1. confesso que percebi que dá pra fazer muita coisa em 60 segundos... mas eu ainda tenho que treinar muito mais pra conseguir me resumir a isso...beijo!!!
    ps...obrigada Rogério, pela pesqueisa e por compartilhar isso conosco!!!
    nana rodrigues

    ResponderExcluir