segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Poesia, teatro e futebol no site do "Coxa"


O texto que publiquei aqui sobre a morte do Chico Sarno, que foi bi-campeão paranaense nos anos 70 como técnico do Coritiba, saiu, hoje, na capa do site oficial do "Coxa" na seção "Clipping".

Chico Sarno inspirou minha peça "Manhas, Mutretas e o Escambau" e o personagem Francisco, numa das cenas, fala sobre sua paixão pelo Coxa, pelo Paraná e pela igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lá no Alto da Glória, em frente ao estádio Couto Pereira.

Está na Cena 5, o hipotético encontro do ex-técnico Francisco com seu amigo Kruger:

(...)

CENA 5

Francisco – Kruger – Tales - Menino

(Toque do telefone. Toca algumas vezes e para)

(Francisco levanta-se da cadeira de rodas e fica em pé. Entram pela rede, Kruger (amigo de Francisco). Depois, Tales e, por último o Menino)

Francisco – Você por aqui, Kruger? Quanto tempo? Não esperava receber sua visita, meu querido amigo!

(Kruger e Francisco, se abraçam demoradamente. Depois se olham e sorriem)

Kruger – Eu vim convidá-lo para dirigir o Coxa!

Francisco – É mesmo? Você se lembrou de mim, querido amigo?

Kruger – Sim, a gente não esquece dos amigos e não se esquece mesmo dos amigos competentes, dos amigos competentes e éticos como você, Francisco!

Francisco – Você nem imagina o quanto eu fico feliz em ser convidado para dirigir o Coxa. Além do mais, eu adoro Curitiba. Adoro o Paraná, adoro os paranaenses. Adoro o povo que vive no Paraná, meu querido Kruger!

(pausa)

Eu adoro Curitiba, meu querido doutor Léo Kruger.

(pausa)

Eu adoro Curitiba... O frio de lá sempre me fez bem.

(pausa)

O frio de Curitiba, sempre intenso e forte, escanhoa nosso perfil! Em outros lugares, o frio machuca, chega até a cortar o rosto da gente.

(pausa)

A sombra dos pinheirais do Paraná abraça-me com o mesmo formato dos raios do sol.

(Francisco abraça Kruger)

Kruger – Vamos voltar ao Paraná, Francisco? Você vai gostar de ser treinador do Coxa!

Francisco – Que bom poder voltar a Curitiba, meu amigo Kruger. Que bom ser treinador do Coxa, lá no Alto da Glória!

(pausa)

Aquela igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um pedaço do céu aqui na terra! Vou me sentir amparado neste novo trabalho estando perto daquele lugar de fé e de esperança.

(Kruger sai quando Tales se aproxima)

(...)

O texto completo pode ser lido aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário