sábado, 3 de abril de 2010

O surreal "Púcaro Búlgaro" no Regina Vogue

Cena de o "Púcaro Búlgaro"

O “Púcaro Búlgaro”, encenação de Aderbal Freire-Filho para o texto homônimo de Campos de Carvalho, é a atração do Teatro Regina Vogue neste final de semana, nos dias 3 e 4 de abril. O personagem central do romance é Hilário, que no verão de 1958 descobre um púcaro búlgaro numa pequena sala do Museu Histórico de Filadélfia. A partir daí, obsecado por esse fato, move mundos e fundos a fim de organizar uma expedição que pudesse comprovar ou não a existência da Bulgária (já que da existência dos púcaros ele não duvida).

Em seu apartamento no alto da Gávea, recebe toda a sorte de personagens esdrúxulos, candidatos a tomar parte na viagem – um alfarrabista interessado em abrir uma fábrica de acentos circunflexos na Bulgária, um descendente do sábio hindu que inventou o zero, um professor de bugarologia e bugarosofia, um sujeito chamado Expedito, e que pelo nome se acha credenciado para a expedição, um ex-habitante de Pizza que descobriu que a cidade, e não a torre do mesmo nome, é que está inclinada – enfim, um grupo surreal, dos quais alguns são aceitos para participar da aventura.

Entre os meses de outubro e dezembro de 60, período em decorre a ação do romance, são ultimados os preparativos, escolhido o meio de transporte e traçado o roteiro rocambolesco (com a ajuda inestimável do professor de Bugarologia) que farão Hilário e seus expedicionários para tentar descobrir (“ou não descobrir”) se a Bulgária existe mesmo. Ao final, depois que o expedicionário Expedito foge com a empregada da casa (amante de Hilário) e um cheque de dois milhões, o restante grupo de expedicionários transforma a iminente partida para a Bulgária numa inocente partida de pôquer e desiste da empreitada.

Ficha Técnica

Autor: Campos de Carvalho

Romance–em–cena de Aderbal Freire-Filho

Elenco: Augusto Madeira/José Mauro Brant, Candido Damm, Gillray Coutinho, Isio Ghelman e Raquel Iantas

SERVIÇO

Púcaro Búlgaro

Shopping Estação - Piso 2 - Curitiba - PR

De 03 de abril - 21h e 04 abril - 19:30h
Sábados e Domingos
Duração aproximada: 120 minutos
Censura: 14 anos
Gênero: Comédia
Ingressos: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia
Informações: 2101-8292


Nenhum comentário:

Postar um comentário