terça-feira, 30 de março de 2010

No primeiro ensaio - artigo de Domingo Ortega


No texto "No Primeiro Ensaio - Notas para quem se encarrega da direção cênica", o autor espanhol Domingo Ortega, fala dos primeiros passos que o diretor deve dar ao iniciar o trabalho no primeiro dia de ensaio de uma nova montagem teatral.

Ortega, jovem diretor espanhol, é professor da Universidade Carlos III de Madrid, onde desenvolve um programa denominado "Aula de Teatro". Sobre o trabalho de Domingo Ortega, conheça um pouco aqui.

O texto foi publicado na RTC - Revista Teatro Celcit, de Buenos Ayres, Argentina, em outubro de 2006. Traduzi e publico aqui a parte inicial do texto.

Quem se interessar em ler o texto integral, basta clicar no título abaixo.

É importante a criação de um ambiente de ensaio, um espaço cálido, e, na falta dele, o calor da palavra do diretor que construa uma lareira de fogo controlado no centro da sala, uma iluminação especial que se distancie do trabalho cotidiano, sobretudo a luz branca dos néons, que possa ser utilizada como signo de entrada de novo na cotidianidade, o cheiro, que nos atraia para a ritualidade do início do trabalho, a música, com a que dê início na focalização de tanta abstração como tenha em seu imaginário, o figurino que mude por completo o ator, psicológica e fisicamente, predispondo-o para o tipo de ensaio que vamos realizar (gestual, corporal, psicológico, textual).

A voz do diretor, junto das anotações que vai indicando, deve fundamentar-se na cordialidade para com o grupo. Um diretor no primeiro ensaio deve mostrar diante de todos segurança vocal e gestual, saber o que quer em cada momento. Sobretudo recolher a suspeita. Sinceramente, não saberá o que dizer, como mover-se, o temor de um fracasso o invadirá. Porém ninguém tem que saber, seu trabalho é a solidão.

(...)

Veja esse vídeo de Domingo Ortega - Escola do Espectador - Aula de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário