segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Falta de informação ou ironia?

Nota publicada no CADERNO G, hoje, é informação ou ironia?

O CADERNO G, da Gazeta do Povo, publicou hoje uma nota sobre programação de eventos do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, com o título "Dramaturgia explicada até amanhã" :
O Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR, em parceria com o British Council, quase conseguiu trazer um grupo de artistas do britânico Royal Court Theatre a Curitiba neste fim de semana. Não deu certo, mas a programação voltada a novos autores de teatro continua.
Hoje, às 20 horas, no Miniauditório do Teatro Guaíra, acontece uma mesa-redonda sobre a escrita cênica, colocando lado a lado o dramaturgo mexicano Alberto Villarreal, e o diretor da curitibana Companhia Brasileira de Teatro.
E para quem quer abordar o assunto com mais profundidade, começou ontem e vai até amanhã um workshop com Alberto Villarreal (também no Guaíra) sobre o tema Dramaturgia Fora da Dramaturgia.
Mais informações, no site do Núcleo de Dramaturgia.
Comentando:
Há vários dias o SESI Paraná, através de sua assessoria de imprensa e a produção e direção do seu Núcleo de Dramaturgia, divulgaram eventos que realizariam aqui em Curitiba neste mês de novembro em parceria com o British Council, este por sua vez, também realiza eventos semelhantes com o Núcleo de Dramaturgia do SESI de São Paulo.
Foi agendada para a sexta feira passada, dia 25 de novembro, na Casa Hoffmann, o evento "Mesa Redonda" com integrantes do Royal Court Theatre (de Londres) e com o orientador do Núcleo de Dramaturgia Paraná, o autor e diretor Roberto Alvim. Os representantes do Royal Court Theatre Elyse Dodgson, Mike Bartiett e Lyndsey Turner estariam em Curitiba na mesa redonda e, também, teriam um encontro com os integrantes do Núcleo de Dramaturgia do Paraná.
Na quinta feira (dia 24/11), as coordenações de dança e administrativa da Casa Hoffmann foram surpreendidas com a informação, veiculada na mídia e em material promocional do SESI Paraná, que a "mesa redonda com integrantes do Royal Court Theatre" seria realizada lá, naquele local, na sexta feira, dia 25. Como a Casa Hoffmann tinha em sua agenda outro evento na data anunciada, suas coordenadoras fizeram contato com a coordenação do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná e avisaram que não seria possível ceder o espaço para o anunciado evento. A Casa Hoffmann tem como norma agendar eventos com bastante antecedência e, nos casos em que ela cede seu espaço, é preciso cumprir todo um ritual administrativo que exige assinatura de contrato e outros procedimentos de sua administração. Não foi o que aconteceu com o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná que anunciou o evento e não confirmou a data desejada (da sexta feira dia 25 de novembro de 2011).
O Núcleo de Dramaturgia teve, então, que correr com a busca por um outro lugar, compatível com o evento. E, na quinta feira, no período da tarde, já havia conseguido a cessão de uma sala no Solar do Barão. Os inscritos para participarem do evento - eu fiz minha inscrição no dia 22 de novembro, às 8h10 (número 621522/11) - não foram informados sobre a mudança de local. Naquela tarde, perto das 17h00 publiquei neste blog a informação da mudança de local daquele evento anunciado. Divulguei, também, pelo Facebook na minha página e na página do próprio evento que foi utilizada para divulgá-lo, o que havia publicado no meu blog sobre a mudança de local.
Mais à noite (21h00), ao perceber que na página do evento no Facebook não havia sido feita a alteração do local do evento, enviei uma mensagem para a Janaína Fukushima (produtora que trabalha com o Marcos Damaceno, coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná) e sugeri que ela atualizasse a informação com tal mudança de local, já que as pessoas que se inscreveram poderiam ir à Casa Hoffmann e não ao Solar do Barão. Um pouco mais tarde a alteração de local foi anunciada no Facebook.
Na manhã da sexta feira (dia 25/11), ao abrir minha página do Facebook fui surpreendido pela informação de que o evento no Solar do Barão não contaria com as presenças dos ingleses do Royal Court Theatre. E na página do Facebook do evento foi publicada a seguinte nota:
ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO
Por motivos de força maior, não será possível a presença dos convidados britânicos do Royal Court Theatre na Mesa Redonda "Dramaturgia Contemporânea", que agora contará com a presença do professor da USP e crítico da Folha de S. Paulo Luíz Fernando Ramos, ao lado do dramaturgo Roberto Alvim.
Enviei nova mensagem para a Janaína Fukushima e perguntei a ela se além da mudança do local do evento, ela sabia da ausência dos ingleses e da presença do crítico da Folha de São Paulo, Luiz Fernando Ramos? Ela respondeu-me assim (na página de mensagens do Facebook, que copio e colo aqui):

  • Olá Rogério, me desculpe mas estou apuradíssima aqui 
    ficamos sabendo da ausência dos britânicos ontem no final da tarde 
  • por isso não avisei antes
  • de qualquer forma foi colocado no nosso site e em outros canais de comunicação.


Enviei nova mensagem para a Janaína Fukushima e cobrei dela a omissão da informação sobre a ausência dos ingleses no evento, já que ela, na sua mensagem acima reproduzido, havia comentado que sabia da ausência dos britânicos "ontem no final da tarde", MAS QUE MESMO ASSIM não avisara-me quando eu a contatei na noite anterior, desculpando-se com uma inexplicável frase "por isso não avisei antes" e que "de qualquer forma foi colocado no nosso site e em outros canais de comunicação". 
Foi uma descortesia, com certeza. Pois ela havia me enviado mensagens, várias, sobre o evento e, quando sabia da mudança na programação e de local, não teve o cuidado de me informar.
Sei que a Janaína Fukushima é subordinada ao Marcos Damaceno e com o qual tenho sérias divergências. Mas, a despeito disso, não tenho me negado a divulgar os eventos do Núcleo de Dramaturgia, do qual ele é o coordenador, até porque criei este blog em 2009 exatamente quando integrava o Núcleo e divulgava todas as notícias e os eventos que eram realizados lá. Cobrindo os eventos, publicando fotos, resumos dos eventos, resumos dos temas abordados, etc.
No evento da sexta feira, já com a presença do crítico da Folha de São Paulo, Luiz Fernando Ramos e do diretor Roberto Alvim, soube que o Marcos Damaceno anunciou que a vinda dos ingleses foi cancelada pelo SESI São Paulo. E a informação dos tais "motivos de força maior" foram apenas esse. Sabe-se que o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná conta com o apoio do British Council e é esta entidade quem faz a ponte com as entidades e teatros ingleses e os convida para participarem dos eventos dos Núcleos de São Paulo e do Paraná.
Nota do Caderno G, ironia ou falta de informação?
O Caderno G publicou uma "informação" que de informação jornalística tem apenas insinuação, num tipo de ironia, talvez. Pois notícia de jornalismo de verdade nunca deve colocar uma frase como esta: "...quase conseguiu trazer um grupo de artistas do britânico Royal Court Theatre a Curitiba neste fim de semana. Não deu certo, mas a programação voltada a novos autores de teatro continua".

Que coisa é essa de "quase conseguiu"? Que explicação formal dar para "não deu certo"?

Logo abaixo, na continuação da nota, diz que hoje, às 20h00 - no Miniauditório do Teatro Guaira, acontece a mesa redonda com o mexicano Alberto Villarreal - o mesmo que participou na semana passado do evento do Núcleo de Dramaturgia SESI São Paulo. Cita a presença do diretor da Companhia Brasileira de Teatro, mas não diz que esse diretor é o Márcio Abreu.
Informações pela metade e de forma irônica
Como não sou dado a meias notícias, nem a verdades pela metade, decidi publicar este relato-comentário sobre o que aconteceu com o evento que foi anunciado com a presença dos ingleses (e para o qual eu me inscrevi) que não vieram a Curitiba e sobre o motivo de mudança de local - da Casa Hoffmann para o Solar do Barão.
Só falta, agora, o SESI Paraná, através do seu Núcleo de Dramaturgia deixar claro quais foram os motivos "de força maior" que levou ao cancelamento da vinda dos ingleses do Royal Court Theatre a Curitiba, pois se há o anúncio de um evento - mesmo gratuito - onde se exige uma inscrição, os organizadores devem, sim, uma explicação sobre o que de fato aconteceu para que os ingleses não viessem a Curitiba, já que participaram na semana passada de anunciados eventos similares no Núcleo de Dramaturgia do SESI em São Paulo. Em 2009 e 2011, e neste ano também, vários eventos do SESI de São Paulo e do British Council foram também realizados em Curitiba. 
Cabe uma explicação, uma informação correta sobre o acontecido? Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário