sábado, 31 de outubro de 2009

Uma novela de rádio

Neville orienta Lucas Komechen, o ascensorista João

Patrícia Kamis e Lucas Komechen ensaian sua cena

O diretor prepara a gravação no elevador

Komechen, Cláudia Brito e Eberson Galiotto ensaiam

Neville grava o ensaio da cena de Eliane Karas e Lucas Komechen

Últimas orientações aos atores antes de gravar

A gravação da última cena da novela no elevador

O diretor David Ian Neville fez, hoje, um exercício com os participantes do Workshop de Dramaturgia e onde foi criada uma novela para rádio a partir dos personagens criados no exercício proposto por ele ontem.

Os personagens escolhidos foram: João, ascensorista; Branca, funcionária de um escritório; Keli, estagiária de um escritório; Rafael, office-boy de um escritório; Arlete, faxineira do edifício.

Local da ação: um dos elevadores do edifício.

O dia em que o ascensorista
desceu do elevador para subir na vida

O enredo: João fica sabendo naquele dia que havia ganho 25 milhões na Mega Sena. Resolve que vai abandonar o emprego e, antes, começa a "cantar" algumas das passageiras do seu elevador. Tenta, primeiro, com Branca e é rechaçado imediatamente, mesmo quando diz que ganhou a "bolada". Branca deixa João sozinho no elevador. Dentro do elevador, João assiste aos insistentes pedidos de Rafael para que Keli o namore. Keli esnoba Rafael e não aceita namorá-lo. Mesmo pedindo a ajuda de João, Rafael não é aceito por Keli. João, então, decide insinuar-se para Keli. Ela não leva nada a sério e despacha João com um sonoro "não". Decidido abandonar seu posto de trabalho antes do final do dia, uma sexta-feira, véspera de feriado, apressados funcionários das empresas do edifício pedem para que João os transporte rapidamente para baixo. Dentre os passageiros está Arlete, a faxineira do prédio. João nega-se a atender os pedidos e revela que não vai mais trabalhar como ascensorista pois acabara de ganhar uma bolada de 25 milhões na Mega Sena. Nenhum dos passageiros acredita. A sonhadora Arlete, que quer ser cantora de música "gospel" diz que acredita em João e que ele é o homem que ela tanto esperou. João deixa todos no elevador e, Arlete corre atrás dele. No corredor do edifício, João se vinga das recusas de todas as mulheres em cima da sonhadora Arlete. Ele a destrata, a chama de "baranga" e diz que com 25 milhões na conta vai poder escolher melhor as mulheres que quiser.

O autor e diretor escocês orientou os improvisos dos atores que participaram das cenas e gravou, dentro de um elevador, os diálogos entre os personagens. Tudo foi feito com toques de humor.

Elenco: João - Lucas Komechen; Branca - Patrícia Kamis; Keli - Cláudia Brito; Rafael - Eberson Galiotto (Pretto); Arlete - Eliane Karas. Passageiros - Douglas Daronco, Paulo Renato Oliveira e Cynthia Becker.

Fotos e versão do enredo aqui apresentados: Rogério Viana

Um comentário:

  1. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir