quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A arte do monólogo - José Sanchis Sinisterra

Sinisterra traça um mapa para entender a Arte do Monólogo

Traduzi "A Arte do Monólogo", texto em espanhol publicado na edição 35-36 da RTC - Revista Teatro CELCIT (Buenos Ayres, Argentina) de autoria do autor e diretor espanhol José Sanchis Sinisterra.
No texto, Sinisterra desenha um mapa sobre o que é o monólogo, classificando-o em três grandes modalidades discursivas: O Locutor interpela a si mesmo; o Locutor interpela a outro personagem; e o Locutor interpela ao público.

Depois de descrever, em detalhes, cada passo da classificação que faz sobre o discurso monológico, o autor espanhol faz uma ressalva brilhante.

Diz ele na parte final do seu texto:

"Esta tentativa de classificação do discurso monologal seria incompleta se não assinalássemos sua incompletude. Todo marco classificatório (taxonômico) é sempre parcial, não definitivo e, provavelmente, reducionista. É importante assinalar que este (o texto dele) não pretende ser outra coisa que um mapa. E o mapa não é território, por mais exaustivo que aspire a ser. A realidade – geográfica e dramatúrgica – é sempre mais rica, complexa, multiforme e perversa. A complexidade e perversão deste mapa, desta classificação, podem, não obstante, ser incrementada pelo leitor, ao tempo de revisar sua memória teatral e inclua nela espécies monologais que não localizem seu lugar nas modalidades e variantes nela recorridas. Também praticando cruzamento e imaginando misturas, combinações e emparelhamentos entre as categorias aqui indicadas. A arte do monólogo tem diante de si, em que pese muitas opiniões contrárias, um brilhante futuro".

Os interessados em ter o texto completo A ARTE DO MONÓLOGO, do José Sanchis Sinisterra, na tradução que fiz, podem solicitar pelo e-mail

rogeriobviana@yahoo.com.br

Atenderei aos pedidos.

Quem preferir ler o texto original em espanhol da Revista Teatro CELCIT, podem fazê-lo no seguinte link:

http://www.celcit.org.ar/publicaciones/rtc_sum.php?cod=29

Nenhum comentário:

Postar um comentário