domingo, 10 de janeiro de 2010

Uma luz na penumbra

Página (digital) da Revista BRAVO! Janeiro de 2010

Reproduzo, aqui, texto que postei nos comentários da matéria de Gabriela Mellão sobre o trabalho de Roberto Alvim, publicado na edição de janeiro/2010 da revista BRAVO!:

Tive a felicidade de participar de uma oficina de dramaturgia com o Roberto Alvim aqui em Curitiba durante nove meses em 2009. Não vi nenhum trabalho dele encenado, infelizmente, mas li dois de seus textos. Se há uma preferência por escuridão, penumbra, pouca luz nos trabalhos dirigidos pelo Alvim, ele, no entanto é um "ensolarado professor". Nenhum texto de seus alunos ele lê de olhos fechados ou com a luz apagada. Alvim, que pode parecer dar preferências a textos sombrios como os lidos em sua infância, e os encenados agora em sua fase adulta e criativa, acende todas as luzes sobre os textos dos participantes da oficina de dramaturgia que orienta e não permite que cada texto apresentado seja lido com pré conceitos, ressalvas ou limitações de olhar.

Diz ele: "Aceitem a visão de mundo do autor". Ninguém tem uma nítida visão de mundo se não estiver de olhos, coração e mente bem abertos.

Parabéns pela matéria, Gabriela. Eu li cinco de suas peças e do texto DesolaDor, destaco uma frase (das cartas de Artaud, a Carta de um Desertor) e que, talvez possa contrapor o trabalho do Alvim como diretor, encenador e o trabalho dele como professor, iluminador de novas ideias:

(...) mas vida fede / não posso mais / tratar de teatro,/ nada que remeta arte dramática/ ou cenográfica / não posso mais tratar de mim.

E responde o DUPLO:

Meu camarada acaba de me presentear/ uma decepção terrível / me fez ver a mim mesmo com horror. (...)

Alvim, como Artaud, é assim. Dá luzes para que nós (pretendentes a autores) nos revelemos através da palavra. Da palavra. Não da luz.

Rogério Viana

A matéria da revista BRAVO! e os comentários lá postados, vejam em

Nenhum comentário:

Postar um comentário