sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

No mundo da linguagem, qual a linguagem mais capaz?

"Nas pequenas construções, nas frases longas, reflexivas até.
Se há poesia ela sobrevive e se sobressai sobre as demais.
A poesia é expressão de vida. E se não podemos viver
sem a poesia, deixamos de existir mesmo."


Diz Susana em seu diálogo com uma sonhadora Catharina (em "Eu Avec Você):

Susana – Eu olho para o que você me escreve e me vem um sentimento diferente. Eu nunca imaginei que duas almas tão distintas um dia, uma certa noite em Paris, pudessem se conectar pelo que a gente tem que concordar como insólito episódio, não é? Mas, e sempre há um mas, um porém... Mas eu não controlo o que vem até mim com essa força que me arrebata e me põe contra a parede exigindo de mim uma força que penso não mais possuir. Estou reagindo, Catharina. Estou aprendendo a reagir e a usar dessa força em mim aparentemente morta e inexistente. Venha, ajude-me a levantar tudo isso que está escrito e que precisa, com uma urgência sem limites, de ganhar a amplidão do espaço cênico. No mundo da linguagem, qual a linguagem mais capaz? O pensamento pode não ser exato, ter tantas imperfeições, mas você há de concordar, minha cara Catharina, que a linguagem poética é imbatível. Nas pequenas construções, nas frases longas, reflexivas até. Se há poesia ela sobrevive e se sobressai sobre as demais. A poesia é expressão de vida. E se não podemos viver sem a poesia, deixamos de existir mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário