quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atormente estreia "Orégano" no Festival de Curitiba

Janaína Ferreira, André Daniel,
Pedro Ganesh e Leandro Martim


A Cia. Atormente de Teatro estréia "Orégano", em março, no Festival de Teatro de Curitiba, espetáculo de Teatro do Absurdo do dramaturgo argentino Sérgio Lobo, no Mini-Guaira.


Atuando e atormentando desde 2006, composta por atores formados pela Universidade Federal do Paraná e da Faculdade de Artes do Paraná, a companhia de teatro Atormente surge da energia de transformação de seus integrantes, pesquisadores e artistas, que acreditam em uma sociedade diferente, justa, sem preconceitos e fraterna. O nome do grupo é a junção de duas palavras: Ator, elemento que transforma e se transforma através da arte, e Mente, que nos remete a reflexão, pensamento. Atormente também significa atormentar, incomodar, fazer com que o indivíduo saia da inércia e passividade em que se encontra. O nosso trabalho, em sua maioria composto por dramaturgia própria, embora levado a sério é pautado no prazer e na ludicidade. Estamos aqui para fazer rir, chorar, brincar e por vezes causar mal estar, incômodo e inquietação. Nossa verdade absoluta é que não existem verdades absolutas. Temos consciência da transitoriedade das coisas, assim como é transitória a nossa vida sobre a Terra. Por este motivo o individualismo, o egoísmo e o preconceito não cabem em nossas ações. Pensamos no coletivo, e vivemos o coletivo.



Soda Cáustica com Farinha” (2006)

Infância que não volta mais” (2007).

A Mãe” (2007).

Fragmentos” (2008).

A Viagem de um Barquinho” (2009)

"Estatutos do Homem" (2009)


A proposta de trabalho da Companhia Atormente de Teatro mescla o entretenimento e a ludicidade, próprios da magia cênica e contempla uma perspectiva crítica, fundamentada nos princípios do teatro dialético e político, comprometidos com o combate a toda e qualquer injustiça.

Nossa opção pela presente peça justifica-se por seu caráter subversivo e questionador. Este é o segundo trabalho, em que a CIA Atormente, apropria-se da categoria subversiva para compor seu enredo e sua trajetória enquanto coletivo cênico e pesquisador. No Ano de 2006, a peça “Soda cáustica com farinha” desempenhou esta função questionadora para os espectadores adultos, experiência que transpomos e propomos para o público do Festival de Curitiba.


ORÉGANO


Orégano é, sem dúvida, um dos maiores sucessos do dramaturgo argentino Sérgio Lobo, estreou na cidade de Santa Fé em 2004 e a partir daí foram uma sucessão de apresentações em toda a Argentina. Como em outras obras, localizamos neste texto uma das principais características do autor, a irresistível atração pelo caos. Neste contexto, porém, o caos transcende à simples desordem, para atingir o “[i]limitado que antecede e teria propiciando a geração do mundo”. Orégano, é uma crítica ao autoritarismo, a futilidade a ao preconceito. Utilizando como linguagem cênica o teatro do absurdo, os personagens apaixonantes desta peça nos conduzem a reflexões profundas sobre o nosso papel na sociedade e nossas relações dentro e fora do âmbito familiar.


Sinopse do site do Festival


Orégano é uma peça inteligente de Sérgio Lobo, irreverente dramaturgo argentino.

A peça conta a história de uma família fracassada e seus vários conflitos. A Cia Atormente de Teatro através do teatro do absurdo e do humor ácido faz uma crítica a sociedade das aparências, ao preconceito e ao autoritarismo. Logo no início da peça se percebe que esta não é uma família convencional que no decorrer do espetáculo caminha para o surreal.


SERVIÇO:

"Orégano" de Sérgio Lobo

Cia. Atormente de Teatro

Datas: 17/03 - 15:00, 18/03 - 18:00, 19/03 - 21:00, 20/03 - 12:00
Gênero: Teatro do Absurdo
Preços: R$ 10,00 e R$ 5,00
Local: Mini Guaíra



FICHA TÉCNICA:


Texto: Sérgio Lobo
Direção: Camila Borges
Elenco: André Daniel, Janaína Ferreira, Leandro Martin e Pedro Ganesh
Figurinos: Concepção da Cia. Atormente
Cenários: Camila Borges
Preparação Vocal: Pedro Gonçalves
Sonoplastia: Pedro Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário