segunda-feira, 22 de março de 2010

A Luta - Euclides da Cunha por Richard Rebelo

Richard Rebelo, no Canto XVI de Homero,
no Palácio Catete, Rio de Janeiro - 2009
(foto de Gilson Camargo)

Em maio de 2009, completando dez anos de estudos da Ilíada de Homero e a convite do museu da republica, o ator Richard Rebelo apresentou o canto XVI da Ilíada no salão nobre do palácio do Catete no Rio de Janeiro. Na ocasião o escritor carioca Ivan Jaf estava na platéia e nasceu ali um novo desafio, a adaptação da obra Os Sertões de Euclides da Cunha para a interpretação de um único ator.


“Minha intenção foi transformar o narrador num rapsodo que conta numa longa prosa épica, as batalhas reais entre a luz e a escuridão no sertão nordestino no final do século XIX” diz Ivan.


O monologo “A Luta” fará sua estréia no festival de teatro de Curitiba com a direção do psicólogo, preparador de elenco e diretor de teatro Tonio Luna. Foram nove meses de trabalho, sessenta paginas para decorar e um intenso processo de preparação para uma hora e quinze minutos de espetáculo. A adaptação é fiel ao livro, segundo Jaf.


“Euclides criou uma simbologia poderosa, traduzindo em imagens de batalha a luta entre as forças republicanas, que traziam a modernidade e o obscurantismo religioso, que alicerçava a monarquia” alem disso os aspectos psicológicos de Antonio Conselheiro, Moreira Cezar e outros personagens da história aparecem bem trabalhados por Tonio Luna.


Tudo indica que A Luta será um dos destaques deste festival para quem aprecia um bom trabalho de ator com texto de qualidade. O espetáculo será apresentado na sala de atos do Paço da Liberdade, espaço recém inaugurado pelo SESC, na praça Generoso Marques, imperdível.


Serviço:


Espetáculo A Luta

Onde: Paço da Liberdade

Quando:24/03 21h, 25/03 12h, 26/03 15h, 27/03 18h e 28/03 21h.

Duração 75 minutos

Texto Ivan Jaf

Direção Tonio Luna

Interpretação Richard Rebelo

Iluminação Wagner Correa

Contatos:

RR e Acerte! Produções artísticas.

Tonio Luna 041 96199126

Richard Rebelo 041 96551146

Nenhum comentário:

Postar um comentário