terça-feira, 26 de abril de 2011

Tradução de texto que vai estrear em Buenos Aires

"África" vai estrear em Buenos Aires no
dia 22 de maio no Teatro do Povo

Na semana passada concluí a tradução de “A cumplicidade da Inocência”, texto de Adriana Genta e Patricia Zangaro, que está em cartaz no teatro Celcit em Buenos Aires. Enviei o texto para as autoras e recebi de Patrícia Zangaro a autorização para divulgar a tradução como também ela aproveitou para me enviar mais sete de seus textos teatrais.

Perguntei para a Patrícia se aqueles textos eram um desafio ou ela o enviara para que eu conhecesse mais profundamente seu trabalho. Ela, então, respondeu-me que não teria coragem de propor ou sugerir que eu traduzisse todos os textos, mas eu disse que aceitaria ir traduzindo um por um, até porque, assim, poderia dar um mergulho na dramaturgia dela e entender um pouco mais como se produzem textos de teatro na Argentina.

Foi assim que optei por traduzir o primeiro texto da lista de sete peças. E escolhi, então, “África (um continente...)”. Para minha surpresa, o texto vai ganhar os palcos pela primeira vez a partir do próximo dia 22 de maio, no Teatro do Povo em Buenos Aires e tem direção de Alejandro Ullúa. Portanto, fiz a tradução de um texto ainda inédito nos palcos argentinos.

Segue abaixo a sinopse de “África (um continente...)” que foi desenvolvida pela própria autora.

Sinopse

No terraço de um arranha-céu em uma cidade qualquer. O encontro inesperado de um homem, uma mulher, uma moça e um rapaz. Atravessam a noite discorrendo com alguma hostilidade, com certo enfado. Muito embora um homem negro agonize lá em baixo. Como um continente que se funde no esquecimento, África... um continente se articula em torno a este outro que não se vê nem se ouve, silenciado pelo palavreado vazio da cidade.

Patrícia Zangaro comenta sobre a origem do texto

África... um continente nasceu como uma exploração sobre a linguagem, como uma pergunta sobre aquilo que falamos, sua necessidade, seus limites e impossibilidades. Em meio ao palavreado urbano, acreditei identificar quatro vozes, a de uma mulher, de um homem, de uma moça e de um rapaz. Imediatamente suas silhuetas se recortam no terraço de um arranha-céu e, ao tropeçar um no outro, conversam. Invadi suas palavras, e o mundo de África... um continente começou a ser criado.

O diretor Alejandro Ullúa fala sobre a montagem de África

Esta nova obra de Patrícia Zangaro fala do horror como algo cotidiano, porém muito longe de normalizá-lo, o olhar é ferozmente crítico. Os personagens de África... um continente são devorados por algo que os angustia e os impede de comunicar-se entre si, porque cada um permanece preso em seu próprio inferno. O desafio da montagem é fazer com que os diálogos estourem e nos perturbem.

Ficha artística e técnica

Autora: Patricia Zangaro
Elenco: Salo Pasik, Stella Matute, Verónica Hassan, Matías De Padova
Assistência de Direção: Florencia Ravera
Assistência de produção: Sofía Kiguel
Assistência de Cenografía e Figurino: Laura Muñoz e Camilo Caycedo
Fotos: Fuentes2Fernandez Fotografías
Música e trilha sonora: Sergio Vainikoff
Desenho de Iluminação: Matías Iaccarino
Desenho de Cenografia e Figurino: Valentina Bari
Produção Executiva: Andrea Montaldo
Assessoria de Imprensa: Simkin & Franco
Direção: Alejandro Ullúa

Duração aproximada: 60 minutos

Os interessados pelo texto poderão solicitá-lo através do meu e-mail: rogeriobviana@yahoo.com.br ou deixando seu pedido nos COMENTÁRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário