segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Abriram as torneiras depois do "banho"

Banho com "torneirinhas" fechadas

O pessoal da comunicação do Festival de Curitiba tomou "banho" antes de abrir as "torneiras" do seu próprio chuveiro. Antigamente a gente dizia que um veículo "furou" o outro quando publicava matéria inédita que os demais veículos não haviam publicado.

Ontem, às 11h53 postei uma informação aqui sobre a divulgação, via Gazeta do Povo (o site que eu consultei ontem pela manhã), da programação do Festival de Curitiba. Escrevi que as "torneiras estavam fechadas" e que sobre o Festival de Curitiba nenhuma informação trazia o site do Festival de Curitiba. Nem o site, nem o blog, que, diga-se de passagem é muito fácil atualizar. Então, ontem mesmo, às 17h57, as torneiras das informações "oficiais" sobre o Festival de Curitiba começaram a fluir.

Depois de trinta dias o blog do Festival de Curitiba trouxe a primeira informação - no post de Fabiano Camargo - com informações sobre o Fringe. Saiu aqui:


O Festival de Curitiba divulgou, oficialmente no seu blog, primeiro o FRINGE para, depois, divulgar, o próprio Festival de Curitiba com a programação oficial das grandes e até inéditas produções que vai apresentar durante suas duas semanas.

Ontem, até um pouco antes de eu ir dormir, o que a Gazeta do Povo já havia publicado, finalmente saiu no site oficial do Festival de Curitiba que, vejam só, publicou informações sobre o Festival de Curitiba. Uma coisa engraçada para mim que sou jornalista. Nunca vi a fonte ser furada por um veículo de informação.

Quem gera notícia - é quase uma regra - gera internamente a informação e em tempos de internet utiliza como "mídia" seu próprio site e seu blog, no caso de quem tem os dois. Reconheço que sempre é um trabalhão danado programar nas linguagens utilizadas (linguagem é um programa para produzir texto, imagem e design nos sites e blogs) o que vai sair no site, mas, mesmo assim, o Festival de Curitiba não poderia prescindir de ter ele mesmo anunciado antes sua programação do que fazê-lo através da "mídia" de apoio, da espontânea ou da "mídia" comprada (a que vende espaços publicitários, espaços comerciais). Tem certas coisas que a "fonte" não controla e, portanto, sai primeiro na "mídia". Exemplos? Um escândalo, um acidente, uma aprontada qualquer de alguém ou de uma instituição pode sair primeiro na "mídia". Mas quando se tem o controle sobre a "informação" é quase regra que a "fonte" divulgue, simultâneamente, "internamente" nos seus veículos - site, blog, programa impresso, anúncios de TV, Rádio ou banners em sites. Ah, o "Twitter" é um miniblog eficaz pois pode divulgar rapidamente uma informação, sem, necessariamente, ter que, ele próprio, publicar a informação completa, já que a limitação dos 140 caracteres pode apenas indicar onde se deve ler a coisa completa, como foi gerado inicialmente.

Os jornais, hoje em dia, (os jornais impressos, neste caso) fecham suas edições dos domingos na sexta-feira. Tanto é verdade que a gente compra o jornal de domingo, nos sábados. Assim, se a Gazeta do Povo trouxe as informações sobre o Festival de Curitiba é que o Festival de Curitiba tinha todas as informações, antes. E se tinha as informações antes, claro que houve algum descompasso no manuseio dessas informações, pois foi divulgada externamente a programação e, internamente, as tais "torneirinhas do quente e frio" estavam mesmo fechadas.

Aqui, direto das "torneirinhas" a programação oficial do Festival de Curitiba, que, finalmente, publica sobre o Festival de Curitiba.


Divirtam-se com a programação do Festival de Curitiba, finalmente no site do Festival de Curitiba. Mas será que a programação impressa está pronta e acessível para quem for comprar os ingressos lá no Shopping Park Barigui?

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