terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Antonio Abujamra no Teatro da Caixa: Começar a Terminar, de 6a. a domingo

Miguel Hernandez, Antonio Abujamra e Nathália Corrêa

"Começar a Terminar" é inspirado na obra de Samuel Beckett

O espetáculo “Começar a Terminar”, com Antônio Abujamra, Miguel Hernandez e Nathália Corrêa, é inspirado nas obras do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, e fica em cartaz de sexta (12) a domingo (14) no Teatro da CAIXA.

A montagem, que estreou no XV Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena em 2008, é um Beckett imaginário. Antonio Abujamra, Gregório Bacic e Miguel Hernandez se debruçaram sobre o universo do dramaturgo durante meses, mais precisamente em cima o texto "Begining to End", e criaram Começar a Terminar. A partir do movimento pós-dramático em que a representação perde importância para a presença cênica, a proposta é contar a história de um homem, uma mulher e um velho prestes a morrer.

Duas enormes lâmpadas quebram a escuridão do cenário simplista e expõe um homem – velho - solitário, que relembra sua vida em seus momentos mais simbólicos, a relação com o pai, a lembrança da mãe e a reflexão existencial que, neste contexto, se confundem com o momento existencial dos próprios atores. Suas inquietações são traduzidas em palavras de diversos personagens de diferentes textos e épocas de Beckett com o tema em comum: falam da morte e da iminência do fim.

Fonte de inspiração

Profundo conhecedor de Beckett e do chamado Teatro do Absurdo, Abujamra selecionou e traduziu com Miguel Hernandez os textos com os quais montou “Começar a Terminar”. O espetáculo baseia-se em um trabalho de alta qualidade, e muito pouco conhecido, sobre Beckett: no fim da década de 1960, o ator irlandês Jack MacGowran encenou uma adaptação de trechos que considerava essenciais na obra de Beckett, seu amigo e conterrâneo. Reuniu fragmentos que tratavam da morte, tais como os conhecidos “Ato sem Palavras 1”, “From an Abandonned Work of Art” e o monólogo do personagem Lucky em “Esperando Godot”.

Após algum tempo o próprio Beckett se envolveu no projeto e mudou o nome para “Beggining to End”, além de incorporar outros fragmentos revisados de textos seus. O formato final foi encenado entre 1970 e 1973, mostrando um homem à beira da morte que conta histórias fascinantes. Assim, aparecem personagens célebres do autor, como Krapp, Lucky, Molloy, Clov, Hamm, Watt, Malone e Vladimir.

Ficha Técnica

Texto: Antonio Abujamra, baseado em obras de Samuel Beckett

Tradução: Antonio Abujamra e Miguel Hernandez

Elenco: Antonio Abujamra, Miguel Hernandez e Nathália Corrêa

Música: André Abujamra

Direção: Antonio Abujamra e Hugo Rodas

Produção: Companhia Anjos Pornográficos

Duração: 60 minutos

Entrevistas

Miguel Hernandez – (11) 3379-12391 / (11) 8364-0047

miguelhernandez2000@hotmail.com

Serviço:

Teatro: “Começar a Terminar”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: de 12 a 14 de fevereiro

Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário