terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Núcleo de Dramaturgia abre inscrições para turma 2010

O Núcleo de Dramaturgia SESI-Paraná abriu inscrições para o processo de seleção de autores para compor a nova turma. Para tanto, informa aos interessados, os procedimentos e as condições necessárias para a referida inscrição.

Não foram abertas, ainda, as inscrições para a turma que concluiu o trabalho de nove meses na Oficina de Dramaturgia com o Roberto Alvim no ano passado. Também não se conhece o regulamento e nem as condições para as inscrições para a turma que entrará no segundo ano da oficina.

Como devem ser 20 o número de participantes para essa turma e como concluíram 27 participantes nas duas turmas iniciantes no ano passado, ainda não se sabe quais são os critérios para a escolha do número de participantes na turma "avançada" deste ano. Se haverá um corte de 7 participantes ou se todos(os 27) serão aceitos na turma do segundo ano da Oficina de Dramaturgia. Não se sabe, também, quando a turma "avançada" terá início. Presume-se, no entanto, que possa ser na mesma data em que tiver início a nova turma, ou seja, no dia 13 de abril de 2010.

Para a seleção - requisitos

Os inscritos serão selecionados a partir de análise de seus currículos, de trecho de peça de sua autoria e de um pequeno questionário que deverão responder.

Aos 20 selecionados será exigido disponibilidade e comprometimento na presença nas aulas, além do pagamento da taxa de matrícula em cada workshop ou oficina que serão realizados durante os nove meses de duração do curso (de abril a dezembro de 2010).

A lista dos aprovados será divulgada no dia 15 de março de 2010 aqui neste blog e no site do Núcleo de Dramaturgia. Serão selecionados 20 novos integrantes para a turma da tarde.

Os interessados deverão enviar a FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida, até 28 de fevereiro, e também peça de própria autoria para o e-mail


Confira o regulamento >>

Ficha de Inscrição >>

As primeiras atividades programadas e com obrigatoriedade de presença dos novos integrantes são:

· Mesa-redonda com Roberto Alvim, Mario Bortolotto, entre outros a confirmar.

Dia 20/03, sábado, às 15h30

Entrada gratuita

· Workshop “Introdução à Dramaturgia” , com Marici Salomão

De 23 a 26/03, das 10 às 14h

Matrícula: R$20,00

· Oficina Regular de Dramaturgia, com Roberto Alvim

Encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, de abril a dezembro

Encontros do 1º trimestre: 13 e 27/04, 11 e 25/05 e 08 e 22/06 (demais datas a definir)

Horário: das 14 às 18h

Matrícula: R$20,00 por trimestre

Todas as atividades acontecem no Teatro José Maria Santos.

Informações adicionais

Workshop “Introdução à Dramaturgia”, com carga horária de 16 horas, este workshop visa introduzir novos autores nas principais técnicas e teorias da dramaturgia ocidental. Constitui-se de uma parte teórica e uma prática, na qual serão desenvolvidas cenas com posterior análise da orientadora.

PARTE TEÓRICA (Baseada nas linhas argumentativas dos principais teóricos contemporâneos)

1. A TEORIA DO DRAMA

2. A CRISE DO DRAMA

3. O TEATRO ÉPICO

4. O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO

PARTE PRÁTICA (Baseada nos principais elementos ARISTOTÉLICOS)

1. ENREDO

2. PERSONAGEM

3. PENSAMENTO

4. DIÁLOGOS

Currículo dos ministrantes

Marici Salomão é dramaturga, jornalista e crítica na área teatral. Foi colaboradora do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e revista Bravo!. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob supervisão de Antunes Filho, entre 1999 e 2004. Participou do primeiro Workshop do Royal Court Theatre no Brasil (2001). Atualmente é Coordenadora e Consultora Literária do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council, voltado à formação de novos autores. Em outubro, a convite do British Council, visitou alguns dos principais centros de fomento à dramaturgia no Reino Unido. É jurada do prêmio Shell de Teatro e integra o Núcleo Dramáticas em Cena, de pesquisa e produção dramatúrgica, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro (2008). É autora da peça Retiro dos Sonhos, premiada no I Concurso Nacional de Textos Inéditos do Sesi, em 1995. Teve encenados os textos Segredos (Gabriel Villela, no DramaMix), Impostura (direção de Fernanda D’Umbra, com Mario Bortolotto), Atos de Violência (direção de Helio Cícero), Maria Quitéria (direção de Fernando Peixoto), O Pelicano (direção de Maurício Paroni de Castro) e Bilhete (direção de Celso Frateschi). Participa freqüentemente como jurada, crítica e avaliadora dos principais festivais de teatro nacionais. Foi consultora do projeto Dramaturgias, do Centro Cultural Banco do Brasil (1o. semestre de 2005), co-curadora do Festival de Teatro da Cultura Inglesa (edições 2005 e 2006) e avaliadora do II Festival do Recife de Teatro. Ministra palestras e oficinas de dramaturgia em várias frentes, como Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Projeto Ademar Guerra, ambos da Secretaria de Cultura do Estado.

Oficina Regular

A Oficina Regular é um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos da contemporaneidade, assim como à escritura de novas peças de teatro. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será constantemente submetido a críticas, sugestões, perguntas e orientações por parte do professor. O processo visa proporcionar amadurecimento e solidez às obras, permitindo ao aluno a descoberta e o desenvolvimento de sua voz como autor.

Roberto Alvim é autor e diretor de 16 peças, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, França (Paris), Suíça (Laussanne) e Argentina (Córdoba). Foi diretor artístico do Teatro Carlos Gomes – Sala Paraíso (RJ) de 2001 a 2004. Foi diretor artístico do Teatro Ziembinski – Centro de Referência da Dramaturgia Contemporânea (RJ) de 2005 a 2007. Foi Professor de História do Teatro e Literatura Dramática na CAL (RJ) de 2000 a 2004. Lecionou Dramaturgia na Universidade de Córdoba (Argentina) em 2005. Foi Professor de Dramaturgia na ELT – Escola Livre de Teatro (SP) em 2008. Como diretor da companhia CLUB NOIR, encenou até o momento 3 espetáculos: ANÁTEMA (2006); HOMEM SEM RUMO (2007), indicado aos Prêmios SHELL de Melhor Direção e Melhor Iluminação, e ao Prêmio BRAVO! de Melhor Espetáculo Teatral do ano; e O QUARTO (2008 / 2009), de Harold Pinter, ganhador do Prêmio Bravo! e indicado ao Prêmio COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO de Melhor Espetáculo do ano.

Outras informações, visitem o site do Núcleo de Dramaturgia:

http://webp.fiepr.org.br:8080/webp/tools/pagingInterceptor.jsp?componentPid=9546&pageNumber=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário