As primeiras atividades programadas e com obrigatoriedade de presença dos novos integrantes são:
· Mesa-redonda com Roberto Alvim, Mario Bortolotto, entre outros a confirmar.
Dia 20/03, sábado, às 15h30
Entrada gratuita
· Workshop “Introdução à Dramaturgia” , com Marici Salomão
De 23 a 26/03, das 10 às 14h
Matrícula: R$20,00
· Oficina Regular de Dramaturgia, com Roberto Alvim
Encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, de abril a dezembro
Encontros do 1º trimestre: 13 e 27/04, 11 e 25/05 e 08 e 22/06 (demais datas a definir)
Horário: das 14 às 18h
Matrícula: R$20,00 por trimestre
Todas as atividades acontecem no Teatro José Maria Santos.
Informações adicionais
Workshop “Introdução à Dramaturgia”, com carga horária de 16 horas, este workshop visa introduzir novos autores nas principais técnicas e teorias da dramaturgia ocidental. Constitui-se de uma parte teórica e uma prática, na qual serão desenvolvidas cenas com posterior análise da orientadora.
PARTE TEÓRICA (Baseada nas linhas argumentativas dos principais teóricos contemporâneos)
1. A TEORIA DO DRAMA
2. A CRISE DO DRAMA
3. O TEATRO ÉPICO
4. O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
PARTE PRÁTICA (Baseada nos principais elementos ARISTOTÉLICOS)
1. ENREDO
2. PERSONAGEM
3. PENSAMENTO
4. DIÁLOGOS
Currículo dos ministrantes
Marici Salomão é dramaturga, jornalista e crítica na área teatral. Foi colaboradora do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e revista Bravo!. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob supervisão de Antunes Filho, entre 1999 e 2004. Participou do primeiro Workshop do Royal Court Theatre no Brasil (2001). Atualmente é Coordenadora e Consultora Literária do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council, voltado à formação de novos autores. Em outubro, a convite do British Council, visitou alguns dos principais centros de fomento à dramaturgia no Reino Unido. É jurada do prêmio Shell de Teatro e integra o Núcleo Dramáticas em Cena, de pesquisa e produção dramatúrgica, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro (2008). É autora da peça Retiro dos Sonhos, premiada no I Concurso Nacional de Textos Inéditos do Sesi, em 1995. Teve encenados os textos Segredos (Gabriel Villela, no DramaMix), Impostura (direção de Fernanda D’Umbra, com Mario Bortolotto), Atos de Violência (direção de Helio Cícero), Maria Quitéria (direção de Fernando Peixoto), O Pelicano (direção de Maurício Paroni de Castro) e Bilhete (direção de Celso Frateschi). Participa freqüentemente como jurada, crítica e avaliadora dos principais festivais de teatro nacionais. Foi consultora do projeto Dramaturgias, do Centro Cultural Banco do Brasil (1o. semestre de 2005), co-curadora do Festival de Teatro da Cultura Inglesa (edições 2005 e 2006) e avaliadora do II Festival do Recife de Teatro. Ministra palestras e oficinas de dramaturgia em várias frentes, como Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Projeto Ademar Guerra, ambos da Secretaria de Cultura do Estado.
Oficina Regular
A Oficina Regular é um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos da contemporaneidade, assim como à escritura de novas peças de teatro. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será constantemente submetido a críticas, sugestões, perguntas e orientações por parte do professor. O processo visa proporcionar amadurecimento e solidez às obras, permitindo ao aluno a descoberta e o desenvolvimento de sua voz como autor.
Roberto Alvim é autor e diretor de 16 peças, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, França (Paris), Suíça (Laussanne) e Argentina (Córdoba). Foi diretor artístico do Teatro Carlos Gomes – Sala Paraíso (RJ) de 2001 a 2004. Foi diretor artístico do Teatro Ziembinski – Centro de Referência da Dramaturgia Contemporânea (RJ) de 2005 a 2007. Foi Professor de História do Teatro e Literatura Dramática na CAL (RJ) de 2000 a 2004. Lecionou Dramaturgia na Universidade de Córdoba (Argentina) em 2005. Foi Professor de Dramaturgia na ELT – Escola Livre de Teatro (SP) em 2008. Como diretor da companhia CLUB NOIR, encenou até o momento 3 espetáculos: ANÁTEMA (2006); HOMEM SEM RUMO (2007), indicado aos Prêmios SHELL de Melhor Direção e Melhor Iluminação, e ao Prêmio BRAVO! de Melhor Espetáculo Teatral do ano; e O QUARTO (2008 / 2009), de Harold Pinter, ganhador do Prêmio Bravo! e indicado ao Prêmio COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO de Melhor Espetáculo do ano.
Outras informações, visitem o site do Núcleo de Dramaturgia:
http://webp.fiepr.org.br:8080/webp/tools/pagingInterceptor.jsp?componentPid=9546&pageNumber=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário