quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A turma (avançada) de dramaturgia - Um comentário

O Marcos Damaceno, coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná divulgou, nesta madrugada, um e-mail para os integrantes das duas turmas que concluíram o primeiro estágio ou etapa da Oficina de Dramaturgia com o Roberto Alvim, de abril a dezembro do ano passado.

Como eu havia adiantado no meu post de ontem (está logo aí abaixo inserido na informação sobre a nova turma que será formada a partir de 13 de abril de 2010) haverá, sim, uma "seleção" entre os que manifestarem interesse em "continuar" ou "participar" do segundo ano da oficina, desde que, o número de "interessados" ultrapasse o número de 20 (vinte).

Vamos, então, ao texto do Damaceno e, depois, farei algumas considerações sobre como poderá ser o processo de "seleção" que ficará a cargo do Roberto Alvim, o que eu chamo agora, de o "Senhor dos Nossos Destinos", aquele que vai "chancelar" com um "carimbo" os que ele considera "aspirantes a dramaturgos", "quase dramaturgos", "dramaturgos, sim senhor" ou, na pior hipótese "dramaturgos, não mesmo!".

(do e-mail do Marcos Damaceno, que colo aqui)

Caros,
A turma avançada (ainda tenho dúvidas sobre este termo) terá encontros no período da noite.
As datas do primeiro trimestre são:
13 e 27 de abril
11 e 25 de maio
8 e 22 de junho
Peço a todos que me retornem o e-mail, manifestando o interesse ou não em continuar como integrante do Núcleo, até o dia 20/02 .

Caso o número de interessados seja muito superior a 20 haverá uma seleção definida pelo Alvim.
Por isso peço aos interessados em continuar que considerem a disponibilidade efetiva na participação/presença.

Todos nós sabemos que qualquer jogo só pode ser jogado se, antes, forem divulgadas as regras para tal jogo acontecer. Sem regras, mínimas que sejam, o jogo vai desagradar, sempre, quem se sentir prejudicado pelo seu andamento. Nas antigas peladas de futebol, havia uma regra básica: 10 vira, 20 acaba. O que significava que a equipe que marcasse os primeiros 10 gols virava o lado do campo e, quem fizesse 20 gols ganhava o jogo. Podia ser 20 a 19, ou, antes da virada, 10 a 0. Quem fizesse os 20 gols finais, ganhava o jogo. É uma regra simples e objetiva.

Quem participou das duas turmas - a da tarde e a da noite - sabe muito bem que, nas duas, havia um total de 37 inscritos (ou 38, no máximo). Durante os primeiros encontros já aconteceram algumas desistências. Quem não se adaptou bem ao jogo que a dramaturgia mostrada pelo Alvim desafiava. Mais na frente, depois de mais uns meses, outros participantes saíram do jogo. Na virada do jogo, digo, na virada do semestre, os 37 (ou 38) iniciais caíram para uns 32 (ou 33) e, no final do jogo o placar assinalava que foi de 27 (ou 28) participantes que receberam os certificados de conclusão da primeira turma da Oficina de Dramaturgia com o Roberto Alvim.

O Alvim parece não ter lamentado muito com a ausência dos que deixaram o campo durante a partida, digo, deixaram o espaço do palco do teatro José Maria Santos e não participaram mais dos encontros da Oficina de Dramaturgia.

Quem continuou, quem se empenhou, quem participou de todos os eventos promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia - as várias palestras e as várias oficinas que completaram a formação/informação dos participantes do Núcleo de Dramaturgia - teve, pois um interesse "óbvio". Estava ali, participando, por ter interesse. Não queria sair do jogo. Queria ir até o fim. Queria ter melhores informações e delas fazer sua formação no tema da dramaturgia.

Nos instantes finais do jogo - os quase 9 meses de participação das duas turmas da Oficina de Dramaturgia - os participantes e interessados entregaram, oficialmente e até mediante contratos de cessão de direitos autorais para o SESI Paraná, os textos que produziram e que foram trabalhados com a precisa e atenta leitura do Roberto Alvim. Depois de todos os textos terem sido entregues, nos momentos finais do jogo (naquela festa de confraternização após o último encontro das duas turmas), o Damaceno, a Anna Zétola e o Roberto Alvim anunciaram, divulgariam - no site do Núcleo de Dramaturgia -, o resultado do jogo, digo, da Oficina de Dramaturgia, melhor dizendo, os textos escolhidos para "publicação", para "montagem" e para "leituras dramáticas" durante o Festival de Teatro de Curitiba em março de 2010, alguns dias depois. E o Roberto Alvim chegou a dizer que o texto escolhido para encenação não era o melhor texto dentre os 26 (ou 27) textos entregues.

Alguns dias e, finalmente, saiu a lista dos que seriam publicados. Do total de 27 (seriam 28?) textos entregues, seriam publicados.

A divulgação saiu assim (no site do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná) :


17/12/2009

Relação das peças a serem publicadas em coleção do Núcleo de Dramaturgia.

1. Como se eu fosse o mundo, de Paulo Zwolinski
2. Antes do Fim, de Marcelo Bourscheid
3. Inverno, de Pretto Galiotto e A noite se foi

ou O celibato do Superman, de Angélica Rodrigues
4. (em) branco e Tempestade de Areia, de Patricia Kamis
5. (Você), de Alexandre França
6. Só (a) Você, de Humberto Gomes e Pequeno Inventário

de Impropriedades, de Max Reinert
7. Fatia de Guerra, de Andrew Knoll e

Longe de Casa, de Eliane Karas
8. A Casa da Praia, de Pagu Leal e Teia, de Douglas Daronco
9. Para Consumo Imediato, de Nana Rodrigues e

Paraíso 46, de Claudia Brito
10. Quantos, de Sabrina Lopes e Animus, de Luciana Narciso

Serão publicados, pela lista acima, 17 textos de 16 autores. Dos textos, 13 de 12 autores da turma da noite e 4 textos de 4 autores da turma da tarde.

A divulgação dos textos que teria encenação e leituras dramáticas aconteceu só em janeiro (dia 04/01/2010) e a lista foi modificada no dia 9 de fevereiro (ontem) e ficou assim, com a inclusão do texto TEIA, do Douglas Daronco.

Saiu assim no site do Núcleo de Dramaturgia:


04/01/2010

Relação dos textos que ganharão Leitura Dramática.

Relação dos textos que ganharão Leitura Dramática.

- Antes do Fim, de Marcelo Bourscheid

- (Você), de Alexandre França

- (em) branco:, de Patricia Kamis

- Inverno, de Pretto Galiotto

- Teia, de Douglas Daronco


Texto a ser encenado:
- Como se eu fosse o mundo, de Paulo Zwolinski

Nos últimos dias enviei um e-mail para o Marcos Damaceno e fiz algumas indagações a ele - e também à Anna Zétola, do SESI Paraná, solicitando que informassem quais seriam as REGRAS DO JOGO para a formação da "nova" turma "avançada" ou dos que entrarão no segundo ano da mesma.

Oficialmente não houve uma resposta, embora eu possa considerar que o e-mail que a Anna Zétola me enviou seja um tipo de "resposta oficial", afinal, quem é responsável no SESI Paraná pelo Núcleo de Dramaturgia é ela e sua resposta foi que haveria uma conversa dela com o Damaceno e que, com certeza, os "escolhidos" para a turma do segundo ano, caso o número de interessados fosse superior a 20, seriam feitos pelo Roberto Alvim. Na mensagem, desta madrugada, do Marcos Damaceno, está claro que quem vai "escolher" ou "selecionar" os 20 integrantes da turma "avançada" ou "do segundo ano" será mesmo o Roberto Alvim.

Como nem a Anna Zétola, nem o Damaceno não informaram quais seriam as tais "regras" para as tais "escolhas" ou "seleções" dos integrantes por parte do Roberto Alvim, ficam aqui uns questionamentos. Claro, quem deve responder é o Roberto Alvim, pelo que estabeleceu a Anna Zétola e o Marcos Damaceno.

As perguntas que eu faço são, obviamente, porque desconheço as "regras" e os "critérios" que o Alvim vai adotar. Também são, porque alguns colegas que se manifestaram em e-mails a mim também querem saber como se dará a tal "seleção" de novos participantes.

Em resumo, as indagações que faço são:

- Quais são os critérios para a seleção dos futuros participantes da turma dos "avançados" ou a "turma do segundo ano da Oficina de Dramaturgia"?

- Será considerada como ponto favorável e critério para a escolha do futuro integrante, a assiduidade dos participantes das duas turmas nos encontros e eventos paralelos promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia em 2009? Se não, para que valeram as listas de presença que todos nós assinamos no ano passado?

- Os certificados que recebemos tem pesos diferenciados e diferentes para cada integrante das turmas do ano passado? Há certificados com alguma letra, tipo Certificado A, Certificado B, Certificado C?

- Os textos que cedemos os direitos autorais para o SESI Paraná são um dos critérios suficientes para uma análise e decisão para os futuros integrantes da futura turma dos já citados "avançados"? Se forem critério, que critérios são esses e quem aplicará os critérios? Será apenas e tão somente o Roberto Alvim?

- Para não expor ninguém ao constrangimento de ser excluído apenas pela óbvia constatação de que o número de vagas é inferior aos tantos (27 ou 28) interessados, não seria melhor que o Roberto Alvim já enviasse uma lista com os que ele quer e pretende ver presentes na futura turma dos "avançados"?

- A tal lista dos "futuros integrantes" da turma "avançada" já não estaria clara com a escolha dos 16 autores (daqueles 17 textos acima referidos) que serão publicados e, ainda mais, com o reforço, um carimbinho extra, dos textos escolhidos e que serão encenado e terão leituras dramáticas durante o festival de teatro de Curitiba, agora em março?

- O Roberto Alvim, o Marcos Damaceno e a Anna Zétola acham válidas uma discussão mais aberta e envolvendo os reais interessados - nós, os participantes das duas turmas do ano passado - sobre os critérios das escolhas que os três terão que fazer para formar a futura turma dos "avançados"? Se não acham, como explicam critérios se critérios inexistem?

E, finalizando, a última indagação:

- Quem for excluído - pelos critérios não divulgados ainda e pelas motivações desconhecidas por todos - pode considerar que o Certificado de Participação nas turmas do ano passado é um mero papel e o que vale mesmo é o que não está escrito ou o que não foi previamente acordado? Ou, concluindo, não seria melhor que o Roberto Alvim fosse objetivo e afirmasse simplesmente: Esse dá jeito para a coisa. Esse outro, não!

Algumas respostas eu gostaria de ter frente a frente com o Roberto Alvim. As outras, podem me enviar que publicarei aqui.

Abraço a todos.

Rogério Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário