segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Devassa, uma mulher que abre a vidraça

Em março de 1999 lancei o livro "Trinta Toques" com poesias, haikais, tercetos e uns epigramas. Foi uma aventura e um rito de passagem que completei aos 51 anos. Dentre os textos que publiquei tem esse:

É devassa essa mulher
que seus sonhos expõe
quando abre a vidraça?

A pergunta, para mim, não tinha uma resposta óbvia. Poderia ensejar várias respostas. Afinal, o que é ser devassa? O que é ser sonhadora? O que é expor? O que é abrir? O que é ser ou não vidraça?

O significado da palavra "devassa" saiu no Dicionário Online de Português e, nele, o que escrevi foi usado como exemplo daquela palavra:


Ao ver, hoje, os comerciais da cerveja DEVASSA - uma cerveja premium - que foi recentemente adquirida pela cervejaria Schincariol e que traz a "insinuante", "exibida" e "afetada" Paris Hilton como modelo, lembrei-me do que eu havia escrito há 11 anos. E percebi que aquela pergunta que eu fiz tem tudo a ver com o que os comerciais de TV mostram. Nos comerciais, uma insinuante, exibida e afetada loira mostra-se nas janelas (uma grande vidraça, no caso uma vitrine mesmo) de um prédio residencial e atrai a atenção de um fotógrafo "voyer", depois de outros vizinhos e de pessoas que passavam pela rua, pelo calçadão, pela praia ensolarada. Mostrando-se a todos, a loira deixa que devassem sua intimidade, expondo seus sonhos, seus predicados sensuais e seu gosto por uma certa latinha com uma gelada bebida, a cerveja DEVASSA.

Vejam a campanha, o comercial de TV:


Na campanha, o termo é bem aplicado, no sentido que tem de dissoluto, libertino e licencioso, livre de qualquer peia moral (como ensina o Aurélio). Depravado. Sensual, libidinoso, libertino. Que abusa da liberdade e é desregrado.

A Paris Hilton caiu bem no tema da campanha, pois alguns atributos que a palavra possa significar estão ali, explícitos.

A mulher que expõe seus sonhos é devassa? Ou apenas quer ser livre, quer gozar a vida, quer vivê-la com intensidade e sem nenhum tipo de "freio" moral (a tal peia do Aurélio) para impedir que ela não apenas sonhe, mas viva o que sonhou ou que foi fruto do seu incansável desejo?

Com vocês, as respostas...

É devassa a mulher que abre a vidraça com graça ou a que abre uma lata de cerveja sem nenhum pudor? Ou seria a que abre a vidraça sem pudor ou a que abre a lata de cerveja com toda a graça?

É só responder, com ou sem a tal "loira" na cabeça...


Nenhum comentário:

Postar um comentário