terça-feira, 16 de março de 2010

Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro

Este blog completou 3.000 visitas (às 18h02) com
a contagem iniciada em 17 de janeiro de 2010
e com uma média de 52 visitas/dia

A Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro será lançada em Curitiba durante o Festival de Teatro de Curitiba iniciado nesta terça-feira, dia 16 de março de 2010. A Enciclopédia auxiliará o mapeamento do teatro brasileiro se utilizando de um modelo colaborativo de produção intelectual, artística e técnica – sistema que oferece um novo paradigma para a construção e verificação de conteúdos.


A SP Escola de Teatro se valerá dessa ferramenta para criar o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil, além de ensaios e artigos sobre as artes do palco.


Além de compartilhar conhecimentos, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro se estrutura mobilizando o resgate, a preservação e a organização da memória da cena teatral brasileira, com o objetivo de facilitar a pesquisa de todos os envolvidos com a área.


A ideia é trabalhar não só com conteúdos já existentes, mas, principalmente, com a produção de inéditos, sejam eles verbetes com perfis de artistas, artigos que relatem experiências diversas da cena ou ensaios de estudiosos e pensadores sobre as amplas perspectivas do fazer teatral.


A Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro pretende o compartilhamento de conteúdos referentes às Artes Cênicas com e pelos quatro cantos do País, bem como receber destes lugares produções pouco divulgadas ou inéditas. E, por fim, tem a intenção de beneficiar a produção e a difusão cultural, valendo-se de sua originalidade e de seu ineditismo.


A SP Escola de Teatro se lança neste desafio ambicioso com a crença de que este projeto nasce com a perspectiva de se tornar, em breve, uma fonte de referência nacional para as Artes Cênicas.


Para participar é bem simples, basta preencher o questionário.


Cada perfil contará com uma imagem. Essa foto pode ser de seu acervo pessoal ou de um profissional que aceite disponibilizá-la no site. Se a imagem não for de sua autoria, é importante que o próprio autor autorize sua publicação através de um e-mail contendo o seguinte texto.

Para participar envie e-mail para:


enciclopedia@spescoladeteatro.org.br

Divulgue esta iniciativa aos artistas que você conhece.


Mais informações no site www.spescoladeteatro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário