terça-feira, 16 de março de 2010

Livros sobre Teatro serão lançados em Curitiba

Christiane Tricerri e Cacá Rosset em
"A Megera Domada" (foto Ary Brandi / divulgação)
Veja mais fotos aqui.

O livro "peludo" do Teatro do Ornitorrinco


Convite para o lançamento dos livros


Os 30 anos do Teatro do Ornitorrinco

Uma das principais companhias teatrais do Brasil, Teatro do Ornitorrinco, com Cacá Rosset e Christiane Tricerri, comemora 30 anos de carreira com lançamento de livro editado pela Imprensa Oficial, que reúne primoroso conjunto de memórias .

Em 2008, o Teatro do Ornitorrinco comemorou seus 30 anos em grande estilo, com a montagem de A Megera Domada, de Shakespeare, que recebeu em três meses, 40 mil espectadores no Teatro Sérgio Cardoso. Dando continuidade a festança, Cacá Rosset e Christiane Tricerri, em parceria com a Imprensa Oficial, lançam livro biográfico no próximo dia 30 de novembro, no restaurante SPOT em São Paulo.

Tricerri foi convidada pela Imprensa Oficial para escrever um livro sobre a trajetória do grupo. Na ocasião, decidiu que o melhor seria formatá-lo por meio de entrevistas, incluindo todos aqueles que passaram pelo grupo, como José Rubens Chachá, Rosi Campos, Ary França, Eduardo Silva, José de Anchieta e uma das fundadoras do grupo com Cacá Rosset e Luis Roberto Galízia, a atriz Maria Alice Vergueiro.

Após quase três anos de feitura de um registro, eis que com quatro quilos nasce um filhote robusto do mascote de estimação dos palcos brasileiros. Oitenta horas de conversas, pesquisas em jornais nacionais e internacionais, realizadas pelo jornalista Guy Corrêa, que colheu depoimentos de vários atores, atrizes, e profissionais que participaram da história e das estripulias (sempre esquecendo de alguém, é claro!) desse ovíparo-mamífero.

O livro é uma fiel proposta de pesquisa jornalística, com tom poético, seja com os diversos depoimentos, pelas fotos marcantes de Bob Wolfenson, Ary Brandi e Gal Oppido, ou pela força do design gráfico de Victor Nosek.

De acordo com Christiane Tricerri, o intuito é o de organizar toda a história teatral do grupo, e dar unidade e coerência àquilo que “per si” já nasceu sem essas características: “pois, como disse Woddy Allen, o ornitorrinco é a prova de que Deus tem senso de humor, e no humor a lógica inexiste para dar lugar à imaginação, à transgressão e ao prazer.” “O livro é a continuação da festa e da celebração que dão significado a toda a nossa obra”, afirma Christiane.

A edição é pautada em todas as 19 montagens realizadas desde a criação do grupo, e conta com prefácios assinados por Jacob Guinsburg, José Celso Martinez Corrêa, Jefferson del Rios, Hugo Possolo, Sérgio Dávila, Teté Ribeiro, e um texto da própria atriz e organizadora do livro, Christiane Tricerri.

Mais sobre o livro "Teatro do Ornitorrinco", veja aqui.

Livro: Teatro do Ornitorrinco
Imprensa Oficial de São Paulo
Paginas: 540
Isbn: 978-85-7060- 680-8

COLEÇÃO PRIMEIRAS OBRAS

A Imprensa Oficial em parceria com os Satyros Literatura e a Associação dos Artistas Amigos da Praça, lançam a coleção Primeiras Obras.

O evento integra a programação do Festival de Curitiba.

A coleção Primeiras Obras contemplará 20 volumes com textos dramatúrgicos, lançados em duas etapas distintas.

Nesse lançamento, serão apresentados os 10 primeiros volumes da Coleção:

Gabriela Mellão, com prefácio de Alberto Guzik

Ivam Cabral, com prefácio de Erika Riedel

Lucianno Maza, com prefácio de Alcides Nogueira

Marcos Damaceno, com prefácio de Roberto Alvim

Otavio Martins, com prefácio de Silvana Garcia

Rudifran Pompeu, com prefácio de Evaristo Martins de Azevedo

Sergio Mello, com prefácio de Mário Bortolotto

Sergio Roveri, com prefácio de Otavio Frias Filho

Vera de Sá, com prefácio de Jefferson Del Rios

O décimo volume é uma coletânea de 29 autores e reúne o melhor do DramaMix de 2007 (evento que integra as Satyrianas).

Alex Gruli

Ana Rüsche

Andréa Bassitt

Antonio Rocco

Bráulio Mantovani

Célia Forte

Claudia Vasconcellos

Contardo Calligaris

Duilio Ferronato

Eduardo Sterzi

Gerald Thomas

Germano Pereira

Jarbas Capusso

João Luiz Sampaio

José Simões

Jucca Rodrigues

Lucia Carvalho

Marici Salomão

Mário Viana

Mário Bortolotto

Marta Góes

Nicolás Monastério

Noemi Marinho

Renata Pallottini

Roberto Alvim

Priscila Nicolielo

Paulo Vereda

Rogério Toscano

Sabina Anzuategui


DramaMix/Satyrianas


As Satyrianas – Uma Saudação à Primavera são um evento realizado (desde 1991) pela Companhia de Teatro Os Satyros para marcar o aniversário do grupo.

A primeira foi organizada em 1991, quando Os Satyros administravam o Teatro Bela Vista, na rua Major Diogo, antes da companhia residir na Europa, onde permaneceu por 7 anos. Em 1998, Curitiba (onde a Cia. Já teve uma sede) recebeu a 2a. edição das Satyrianas. Desde 2002, o evento vem sendo realizado anualmente em São Paulo.

O DramaMix é uma das atividades que integram as Satyrianas e reúne cerca de 78 textos curtos que são apresentados uma única vez num período de 78 horas. Os dramaturgos convidados escreveram textos especialmente para o evento.

SERVIÇO:

Lançamento, 21/03

11h

Paço da Liberdade

Praça Generoso Marques, Centro,

Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário